domingo, 20 de setembro de 2009

A abelha jandaíra(melípona subnitida)


A abelha jandaira (mellipona subnitida)produz um mel muito apreciado e procurado,por todo o nordeste brasileiro.Pois,o mel produzido por ela é muito saboroso,puro,e é considerado medicinal pela população do interior nordestino.
Esse é um dos muitos motivos pelo qual ela vem sendo,cada vez mais criada racionalmente.

Em são João do cariri (interior da Paraíba)ela não é chamada de jandaira,mas sim,de "uruçu".Por aqui,um litro de mel de "uruçu" é vendido por R$100,00(cem reais)esse sem dúvidas é o mel mais valorizado da nossa região.

Essa valorização do mel de jandaira,tem o seu lado negativo,pois,com esse preço os meleiros(como são chamados os homens que vivem nas matas procurando e tirando mel,sem nenhuma técnica racional)caçam e destróem os ninhos dessa e de outras espécies de abelhas nativas do semiárido.

O meu principal interesse nessa abelha,além de consumir um mel de qualidade,é a sua preservação,e a garantia que a espécie irá permaneçer salva da ameaça constante,das queimadas e derrubada das matas nativas.


Essa abelha nativa,se adaptou muito bem a criação racional,e já vem sendo criada em diversos estados do país.Essa tradição,vem desde os primeiros habitantes dessa região,e esse costume foi herdado dos índios "cariris",que habitavam toda essa região.
Na foto acima,pode-se ver a entrada de uma colónia de jandaira,em um galho de imburana,em nosso sítio.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

3 comentários:

Anônimo disse...

realmente o mel de jandaira é otimo,pena que é tão caro.

Anônimo disse...

Ninguém tem dúvidas que a jandaíra,é um sucesso entre todos os meliponicultires.Boa sorte com a sua criação.

Anônimo disse...

VOCÊ DEVERIA FALAR MAIS SOBRE A JANDAIRA...