sábado, 19 de setembro de 2009

A caatinga nordestina;meu berço!


Eu sou Paulo Romero;nasci e me criei na zona rural do município de São João do cariri,interior do estado da Paraíba.
Como todo menino criado em sítio,eu sempre fui muito apegado à natureza,aos animais, as plantas,aos riachos,a tudo ao meu redor.

Não conto as vezes que,ao andar pelo mato,atrás dos animais,para ajudar meu pai na luta diária;achava ninho de abelhas de pequeno porte ,chamadas por nós de mosquitos(plebeia sp);com um mel delicioso.

Claro que eu também achava cupira(partamona seridoensis),que usa um cupinzeiro como ninho;tubiba(trigona sp) que faz seu ninho em ocos,principalmente de catingueira.Dentre tantas outras espécies, mandurí/rajada(melipona sp),canudo(scaptotrigona sp),breu(melipona sp),mandaçai(melipona mandacaia),jandaíra(melipona subnitida)que nós chamamos de uruçu,moça branca(frieseomellita sp),etc.

Essas abelhas eram "caçadas "de forma indiscriminada,para tirar o mel,e também tinham os seus ninhos destruídos todas as vezes que alguém ía tirar madeira ,para cerca,lenha,limpar áreas para plantar alguma cultura diferente,por exemplo, palma forrajeira,etc.

Com o passar do tempo,essas abelhas foram ficando cada vez mais raras,mais difíceis de serem vistas.Por isso,eu mantenho algumas colônias em caixas racionais,á +ou - 15 anos,principalmente jandaíra,manduri/rajada, cupira e moça branca.

Eu mesmo estou construindo algumas caixas para abelhas, também estou lendo muito a respeito do assunto além de já ter um certo conhecimento adquirido ao longo do tempo,lidando com as abelhas na natureza.Meu principal interesse ao construir esse blog é trocar informações com pessoas que,como eu,são apaixonados por essas abelhas.

Para construir esse blog,eu tive a ajuda indispensável do meu sobrinho Lucas,pois eu não tinha muita intimidade com a Internet,e se não fosse ele ,seria mais difícil ainda.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.
Postar um comentário