domingo, 20 de setembro de 2009

Época de chuvas no semiárido paraibano.

(Foto tirada por Paulo Romero,em julho de 2009,em São João do Cariri,Pb.)



Mais uma vez,eu pretendo passar para a tela do computador ,um pouco das experiências que estou acumulando ao longo do tempo.Pois sou nascido e criado no semiárido paraibano,e sou um bom observador das coisas que acontessem ao meu redor e um apaixonado pela caatinga.

Hoje pretendo falar um pouco da relação existente entre as abelhas nativas e as plantas da caatinga.

 
Muiotas pessoas nunca tiveram contato com as plantas do semi-árido,mas com certeza já ouviram falar,pelo menos na escola.

Esse ano,foi um ano atípico com relação as chuvas,que caíram com abundância no cariri paraibano,pois ainda se pode ver a maioria das plantas verdes embora estejamos no final de setembro.

Com certeza as abelhas vão produzir bastante mel,tanto as nativas,como as africanizadas ,pois as plantas estiveram verdes por quase nove meses esse ano,coisa rara por aqui.Plantas verdes,água boa e em abundância é o que as abelhas mais precisam para produzir mel com as flores nativas da nossa região .

Dentr as espécies de plantas mais visitadas pelas abelhas posso citar:catingueira,moróró,pereiro,craibeira,marmeleiro,quixabeira,umbuzeiro,juazeiro,anjico,umburana,xique-xique,mandacaru,facheiro,malva,aroeira,baraúna,jurema,maniçoba,amarra-cachorro,lava prato,favela;dentre tantas outras,algumas delas tidas como medicinais pelos caririzeiros.


Como não se usa agrotóxicos nas produções agrícolas em nossa região e as matas não tem poluição, o mel produzido por essas abelhas é,sem dúvida, de ótima qualidade,puro,medicinal ,o que prova que ,não desmatar é um bom negócio.

Preservando o meio ambiente o homem só tem a ganhar,pense nisso antes de cortar um árvore,pois amanhã  pode ser tarde demais.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Você retratou muito bem a região do semi-árido nordestino,parece que eu estou vendo as plantas que você descreve.