sábado, 3 de outubro de 2009

CAIXAS RACIONAIS PARA ABELHAS NATIVAS

Se você mesmo quiser construir as suas próprias caixas racionais,deve ter alguns cuidados indispensáveis:escolha bem o tipo de madeira,de preferência que não tenha cheiro forte,pois isso não vai agradar as abelhas,elas se comunicam ,no interior da caixa usando o feromônio(Odor característico)e o cheiro forte da madeira vai deixa-las confusas e irritadas.

Escolha uma madeira que não seja susceptível ao ataque de cupins.
A caixa pode ser pintada por fora para,proteger mais a madeira.Outra coisa importante:é melhor você mandar alguém que trabalhe com madeira,serrar as tábuas para que fiquem todas bem aplainadas,sem desigualdades,pois na hora da montagem não vão existir brechas,e assim vai fazer com que as abelhas se sintam seguras e não vão perder tempo tendo que tapar imperfeições na estrutura da caixa.Algumas vezes,você se vê obrigado a construir as suas próprias caixas ,pois ,o mercado local não lhe oferece opções de modelos para à sua necessidade.

Lembre-se que cada abelha tem as suas particularidades,portanto ,prestem atenção no melhor modelo para cada tipo de abelha.


Aqui mesmo,em João Pessoa,não temos opções de caixas para abelhas nativas,eu só encontrei no mercado um modelo para jataí.E,como crio jandaira,não tinha como utilizar essa caixa,devido as medidas,por isso,optei por construir as caixas eu mesmo.As primeiras paressem complicadas,mas depois a construção fica mais simples com a prática.

Na internet,existem os mais variados modelos e medidas.As mais utilizadas são as caixas modelo FO/INPA.;que foi desenvolvida pelo estudioso de abelhas,Fernado Oliveira.


Aqui estão alguns exemplos de caixas,para as abelhas nativas.









Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
Postar um comentário