sábado, 3 de outubro de 2009

Caixas racionais para abelhas nativas.


Amigos.

Uma boa alternativa,para conseguir as suas caixas racionais,é você mesmo constri-las.

Para isso vocês devem ter alguns cuidados indispensáveis:escolha bem o tipo de madeira,de preferência que não tenha cheiro forte,pois isso não vai agradar as abelhas,elas se comunicam ,no interior da caixa usando o feromônio(Odor característico)e o cheiro forte da madeira vai deixa-las confusas e/ou irritadas.

Escolha uma madeira que não seja susceptível ao ataque de cupins e que esteja bem seca.

Uma boa opção de madeira,é o louro canela,pois essa é uma madeira de ótima qualidade,garantindo uma vida útil bem longa,para as suas caixas racionais.

A caixa deve ser pintada por fora para,prolongar a sua vida útil
.Outra coisa importante:se você não possuir os equipamentos básicos para trabalhar com madeira;mande alguém que trabalhe com madeira,serrar as tábuas para que fiquem todas bem aplainadas,sem desigualdades e no "esquadro",pois na hora da montagem não vão existir brechas, fazendo  as abelhas se sintam seguras.
Algumas vezes,você se vê obrigado a construir as suas próprias caixas ,pois ,o mercado local não lhe oferece opções de modelos para à sua necessidade.

Lembre-se que cada abelha tem as suas particularidades,portanto ,prestem atenção no melhor modelo para cada tipo de abelha.

As primeiras construções podem parecer complicadas;mas depois de praticar,você vai se aperfeiçoando.

Na internet,existem os mais variados modelos e medidas.As mais utilizadas são as caixas modelo FO/INPA.;que foi aperfeiçoada pelo amigo e estudioso das abelhas nativas,Fernando Oliveira.


Aqui estão alguns exemplos de caixas,para as abelhas nativas.

















OBS.:É recomendado usar tábuas de no mínimo três centímetros de diâmetro,nas regiões frias do país,para garantir um bom conforto térmico,para as abelhas.
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

5 comentários:

Anônimo disse...

É,AS VEZES NÃO CONSIGO ENCONTRAR O MODELO DE CAIXA ADEQUADO PARA AS MINHAS NECESSIDADES.E TENHO QUE IMPROVISAR ALGUMAS MUDANÇAS NOS MADELOS EXISTENTES NO MERCADO LOCAL.

Anônimo disse...

Eu acho que você mesmo construindo suas próprias caixas,você se envolve mais na criação das abelhas...

Anônimo disse...

Essas dicas são muito importantes para as pessoas que não teem muita intimidade com as abelhas nativas,mas se interessam pelo assunto.

Henrique disse...

Eu acho que a espessura desta madeira está muito fina para locais onde o inverno é rigoroso, como no sul. Agora para locais quentes faz mais sentido. Obrigado pela dicas.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Henrique,
Exatamente!!Essas medidas são para as regiões de clima quente;mas onde existe clima frio,a madeira dever ter em média 3cm de diâmetro...

Abraço.
Paulo Romero.