terça-feira, 22 de setembro de 2009

Semiárido nordestino.



Foto tirada por Paulo Romero em junho de 2009,em São João do Cariri,PB.

CENÁRIO TIPICAMENTE DA CAATINGA DURANTE A ESTAÇÃO DAS CHUVAS.

Meliponário Braz.

ABELHAS E PLANTAS



Algumas pessoas me perguntam porque ,ao invés de falar sobre abelhas nativas,em meu blog,eu falo das plantas do cariri?
Com certeza ,eu não posso falar de abelhas nativas,sem falar da flora da minha região.Por um motivo muito simples,as abelhas dependem das plantas para produzirem o seu alimento e moradia e as plantas dependem das abelhas e de outros insetos para fazer a polinização de suas flores.

Por isso à importância de se preservar às matas nativas;que dão moradia e alimento para as abelhas.E em troca as abelhas retribuem fazendo a polinização de suas flores,em uma convivência harmônica ,sem nenhuma das espécies prejudicar a outra;ao contrário elas se ajudam mutuamente.

Quem interfere e prejudica quase sempre as duas espécies é o homem que só pensa em tirar vantagens em tudo o que faz,não se preocupando com os outros nem com o futuro de sua própria espécie.

Na foto acima,você pode ver como ficam as plantas do cariri,durante o período das chuvas.

Nós devemos ter a consciência que dependemos da natureza para continuarmos nossa história na terra.Se cuidarmos bem "dela"ela nos retribui com proteção, ar puro,água limpa,alimentos saudáveis ,etc ,tudo em perfeito equilíbrio homem/natureza.


Uma boa alternativa para se preservar a caatinga,(que está altamente ameaçada,com o desmatamento,as queimadas e a desertificação)é,sem dúvidas a apiculturae a meliponicultura.

Com a criação racional de abelhas,o homem,que vive no semi-árido,não vai precisar sair para as cidades.E,criando abelhas,"ele"ajuda na preservação da mata nativa,pois,as abelhas precisam da mata nativa para produzirem seu alimento.

Um abraço.

Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.