quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Meliponicultura,minha paixão.


Amigos!

É muito bom,quando você faz algo que realmente gosta,e isso,aos poucos vai contagiando as pessoas que estão ao seu redor.

Como eu nasci no cariri paraibano,e depois tive que sair para tentar à vida,por aí;não comecei cedo com o meu meliponário,no começo,eu tinha apenas alguns "cortiços"com colónias.


Como a paixão fala mais alto,eu nunca vendi uma colónia das minhas,também não faço divisões só para aumentar a quantidade de caixas.Só multiplico uma colônia,quando está bem forte.

Só faço uma divisão se a caixa racional estiver sem espaço para o crescimento da colónia.

Não tenho nada contra a venda de abelhas nativas,inclusive,vou comprar uma nova espécie,para meu meliponário.

Entre os meus principais interesses,estão a preservação das espécies,o manejo racional,para se ter um mel com qualidade e,principalmente o exemplo,para que as pessoas que me conhecem,também passem a preservar essas abelhas nativas.



Eu sempre fui apaixonado por abelhas nativas,e essa minha paixão tem feito com que algumas pessoas,da minha convivência,também tenham se apegado a essas abelhas.

É o caso de meu irmão,que nunca teve nenhum interesse pelas abelhas,e ao me ajudar em algumas transferências,foi vendo que elas são apaixonantes,e hoje me ajuda nos cuidados e manejos com o meliponário,e quer criar novos modelos de caixa racional,ou seja,virou um meliponicultor.

Outros bons exemplos são:minha filha(12 anos)e meu sobrinho(15 anos),que ao verem a minha paixão pelas abelhas sem ferrão,já estão me dando opiniões à respeito de modelos de caixa,local para montar meliponário,novas espécies para eu adquirir,enfim estão bem envolvidos nessa paixão,e isso me deixa muito feliz pois,com certeza essa atividade importante e prazeirosa,certamente terá continuidade em minha família.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo, tudo bem? Realmente a meliponicultura é algo apaixonante. Eu mesmo quando iniciei, aos poucos fui me envolvendo nesse fantástico mundo das abelhas, notadamente as sem-ferrão, e hoje, por não ter tanto tempo como outrora, apenas em alguns fins de semana visito o nosso meliponário que fica na cas de meu irmão, mas nunca esqueço essas abelhas, apesar do pouco tempo que tenho hoje em dia. Sempre visito sites e blogs que têm a ver com meliponicultura, plantas, ambientalimso, ecologia, e meu sonho, no futuro, daqui a vinte anos mais ou menos, quando de minha aposentadoria, a mesma será, ou terá ao lado um meliponário. Abs. Fco Mello

Saint-Clair Abreu disse...

Olá Paulo Romero, agradeço sua atenção ao visitar meu blog, que é novo na web,há +/- dois meses, meu meliponario/urbano também é novo +/- dois anos, mas o meu primeiro enxame(jatái),tenho há mais de dez anos, mas só de um tempo pra cá despertou em mim uma verdadeira paixão pelas asf`s, agora seguirei seu blog, e manterei contato sempre para trocar informações, siga em frente, temos que fazer parcerias entre nós e com a Mãe Natureza, envie-me dados para contato por e.mail e msn, meu contacto Vc acha no meu blog.
Abraço Fraterno.
Saint-Clair Abreu
www.meliponariodaserra.blogspot.com/

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Saint-Clair,

para mim é um grande prazer me corresponder com pessoas, que teem a mesma paixão pela meliponicultura,que eu.
Com certeza todos nós, que realmente gostamos das ASF,devemos trocar informações para tornar,cada vez mais essa atividade mais prazeirosa...

Um grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.