quinta-feira, 4 de março de 2010

Conhecendo um novo amigo.


Amigos!

Através do grupo ABENA(Grupo de meliponicultores,da internet),eu conheci um amigo(Tadeu Leite) que dizia criar abelha uruçu(melipona scutellaris),em barra de gramame,uma praia muito bonita aqui de João Pessoa.

Após alguns contatos por email,marcamos de nos encontrar,para trocármos idéias sobre nosso assunto preferido:abelhas nativas.

Resolvi fazer uma visita,para conhecê-lo pessoalmente,e aproveitar e já conhecer o seu meliponário.
A visita foi segunda-feira,(01/03/2010)eu cheguei à sua residência por volta das 9:00hrs.e já o encontrei acabando de alimentar às suas belas abelhas.
Fui muito bem recebido pelo amigo Tadeu,que é um apaixonado por abelhas nativas,e aproveitamos para fazer algumas revisões, em algumas caixas que tinhas sido divididas,à pouco tempo.

O amigo Tadeu,cria uruçu desde 2008,após fazer um curso de meliponicultura com o mestre Chagas,em pernambuco.Com certeza,ao se falar de uruçu nordestino,tem que se falar do grande trabalho de pesquisa, e divulgação da criação racional dessa espécie,feitas pelo grande meliponicultor Chagas.

Durante a minha visita,eu fiz algumas fotos,para postar em meu blog.
Eu ainda não tenho uruçu,mas,isso é só uma questão de tempo,pois,após essa visita eu saí de lá apaixonado por essas abelhas.






Vejam que bela área verde,ao redor das caixas.



Para as abelhas, essa área verde,representa alimento e um ótimo conforto térmico.



Sem dúvidas,um belo meliponário.



Um ótimo local para se criar abelhas nativas.



Tadeu começou,com seis caixas de uruçu,e hoje,já tem mais de trinta,só com divisões;graças ao imenso cuidado e dedicação,que tem com as abelhas.
Suas colónias são fortíssimas,com muitos discos de cria e alimento em abundância,pois,o seu principal interesse não é vender abelhas,mas,sim multiplicá-las e preservá-las,um belo exemplo;aliás ele não vende colónias.
Tadeu usa dois modelos de caixas racionais,um horizontal e outro vertical..

Uma coisa interessante,é que ele não tinha problemas com forídeos;mas de janeiro para cá essa mosquinha vem dando muito trabalho...


Com certeza,esse foi o começo de uma grande amizade.Agora nós queremos encontrar, mais meliponicultores,aqui de João Pessoa,para nos encontrár-mos e trocár-mos experiências sobre nossas abelhas.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo,tudo bem? Caramba, esse meliponário é perfeito. O meu sonho de aposentadoria é isso aí mesmo rssss Um sítio... Pena que é um sonho difícil de realizar,haja vista que até mesmo o interior do meu estado não há mais tranquilidade. A violência chegou ao meio rural em meu estado e é perigoso manter uma pequena chácara que seja. Abs. Fco.Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,
esse meliponário,é mesmo muito bonito e organizado,o amigo Tadeu trata suas abelhas com o maior amor e cuidado possíveis.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

Leo Pinho disse...

Olá Paulo! Sou também um criador de Uruçus. Estou iniciando a criação de Jataís e Plebeia Droryana. Não sou de João Pessoa mas sou de muito perto, Recife. Minha granja fica ainda mais perto de João Pessoa, que é Igarassu. Acho que fica a 1 hora de distância (afinal, somos as capitais mais próximas do Brasil).

Quem sabe não temos a oportunidade de fazer um pequeno intercâmbio? Visite meu site para conhecer mais sobre o nosso meliponário.

Abs
Leo Pinho
http://www.granjapousoalegre.com.br

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Leo,
eu já conheço o seu trabalho com as uruçús,pois,já visitei o seu site e achei muito bom o seu trabalho de preservação da mata atlântica e amor pelas abelhas nativas...

Espero que possámos nos encontrar,para trocármos informações sobra abelhas nativas...

Um grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

Anônimo disse...

Paulo Romero,
Somente hoje tive condições de visitar seu site, após sua agradável visita aqui em casa. Rapaz, eu fiquei impressionado!!!
Suas excelentes fotos são as primeiras tiradas das minhas uruçus. Obrigado - meu meliponário foi muito bem registrado.
Preciso da sua experiência para me ajudar transferir uma colônia de jataí para uma caixa racional!!!!
Não podemos deixar cair a peteca da idéia de organizarmos um grupo aqui em João Pessoa.
Por favor, quando puder apareça - é só ligar antes.
Abs
Tadeu Leite

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Tadeu,
eu é que agradeço,por ter visitado seu belo meliponário,e por ter conhecido uma pessoa que ,realmente ama as abelhas nativas...
Qualquer hora,voltarei à te visitar,e faremos a transferência de sua jataí!
Em relação aos criadores de abelhas nativas,aqui de João Pessoa,nós sabemos que eles existem,mas tá difícil de localizá-los...

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessosa,PB.