sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Preservação da caatinga e das abelhas nativas.

Será que nós devemos desistir dos nossos sonhos,se eles parecem impossíveis de serem alcançados??

Sinceramente,eu acho que não.Mas sei que temos que tocar a vida em frente.Sempre tentando realizar os nossos sonhos,mas tendo que conviver com a realidade.

Nos últimos tempos,eu tenho sido chamado de sonhador,ingênuo,louco,etc.,por achar que é possível se viver bem,no semiárido nordestino,com aquilo que a própria natureza nos oferece.Esse é um dos meus sonhos.



Acontece que se criou,em nossa região,uma cultura onde só se deve criar gado,cabras ou ovelhas,o resto é perder tempo e dinheiro.

Não tenho nada contra as vacas(eu crio algumas),nem as cabras e ovelhas,mas apenas acho que existem muitas outras formas de se investir e ter um bom retorno financeiro,sem prejudicar a nossa tão ameaçada caatinga.

Entre essas alternativas,está a criação racional de abelhas nativas,que já estão ficando um pouco mais conhecidas(embora sendo nativas as pessoas nunca deram o devido valor,muitas nem sabem de sua existência,por isso,várias espécies já se encontram em extinção);a criação de peixes em tanque rede;criação de galinhas caipiras;produção de verduras,através do uso da hidroponia,etc.

Eu venho à algum tempo,tentando mudar o modo como as pessoas do “meu cariri”paraibano,veem essas alternativas,mas essa tarefa não tem sido nada fácil,afinal para se mudar a cultura de um povo,se leva tempo,paciência e muita perseverança.



Quantas vezes,ao falar sobre a criação de abelhas nativas,eu fui chamado de sonhador,pois algumas pessoas acham que temos que continuar investindo nas mesmas coisas,e sofrendo com a seca.



Quando eu percebia que alguém se interessava pelo assunto,eu aproveitava e tentava convencer.Falando dos casos de sucesso,nessa atividade,da importância para a nossa caatinga,afinal as plantas dependem das abelhas (e de outros insetos),para se multiplicarem.

Felizmente,esse meu trabalho quase solitário(em minha região), está sendo aos poucos entendido por algumas pessoas,que já acreditam na viabilidade econômica e na importância ecológica dessa atividade.



Claro,que as outras atividades que citei,também são bastante viáveis para nossa região;porque o mais importante é a diversificação das atividades,só assim,teremos um bom retorno financeiro.

Espero que esses meus sonhos de menino do interior,se tornem realidade,afinal tenho feito minha parte.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

4 comentários:

Francisco Mello disse...

Olá amigo. Olha, há uns quinze anos mais ou menos, me apaixonei pelas abelhas sem-ferrão, notadamente a jandaíra, e confesso que essa "paixão" nasceu de uma reportagem que vi na televisão em um domingo qualquer, e a "paixão" em si nasceu da visualização da possibilidade de desenvolver uma atividade econômica simples, barata e interessante, com esses pequenos seres que só requereriam néctar para produzir mel; e pensava nos lucros exorbitantes rsss Mas com o tempo vi que a atividade trazia - pelo menos a mim -, mais dividendos "espirituais" do que financeiros, haja vista a constatação de que o mel de jandaíra, apesar de mais valorizado do que o da apis, era pouco conhecido, principalmente pelas gerações atuais, e urbanas.
Mas penso que no interior do estado essa atividade pode sim, trazer algum dividendo, e temos um ótimo exemplo com aquele conhecido meliponicultor de Caiacó, no Rio Grande do Norte, que foi inclusive matéria da revista Globo Rural. Então é uma atividade econômica que requer poucos custos, pequenos espaços, e não se perde muito tempo no acompanhamento de um meliponário. Caramba, me empolguei e digitei muito nesse comentário rssss Abraços.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,
realmente,não é tão simples assim se conseguir renda com as asf...
Precisa,antes de mais nada de muita dedicação,amor,trabalho,e também palanejamento...

E esse lucro,deve ser complementado com outras atividades...

No meu caso particular,...nunca ganhei dinheiro,com essa atividade...,meu grande lucro tem sido ajudar à proteger a espécie,divulgar esse meu amor...,enfim,me sentir bem...

Abraço.
Paulo Romero.

Cris in blog - Maria Cristina Bastos Vannucchi disse...

Caro Paulo:
Entrei por acaso no seu blog, estava a procurar imagens no Google e o encontrei. Acho que vc trabalha com muita dedicação e tb concordo que as pessoas nunca querem inovar. Olhe q do jeito como vc está trabalhando terá muito sucesso se procurar os lugares certos para vender seu produto. Moro em São Paulo e aqui um litro de mel puro é muito caro de 15,00 a 20,00 reais. E sempre há a dúvida quanto à pureza do produto.Continue no que acredita e tenha perseverança que vc terá sucesso. Boa-sorte!
Também tenho um blogue de literatura. O endereço é : litteraeart.blogspot.com

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Cris...,
muito obrigado pelas palavras de incentivo e força...,tenho certeza que com muito trabalho e dedicação,chegarei ao meu objetivo...

Paulo Romero.