domingo, 10 de outubro de 2010

Inspeção em caixa de uruçu(Melípona scutellaris)

Estou postando algumas fotos de uma colônia de uruçu(Melípona scutellaris),que ganhei do amigo Tadeu Leite...

Eu fiz uma inspeção nessa caixa,para ver se estava tudo bem,e saber se ela já estava pronta para uma divisão...

Eu costumo fotografar todas as inspeções,pois isso facilita o trabalho de observação...,com as fotos nós podemos analisar melhor os detalhes que só se ver com muita observação e análise...


Discos de cria.


Potes artificiais com ração protéica.


As abelhas fecharam um pote,para que a ração não desidrate.


Eu abri o pote,para ver a reação das abelhas.


Ao abrir o pote,as abelhas já chegaram junto.

.
Discos de cria nascentes.


Essa ração protéica,que eu estou testando com as uruçus,foi feita pelo amigo Isaac,do blog abelhas do sabugi...Ele me mandou uma quantidade,para que eu testasse a aceitação das uruçus...,pelas fotos da pra ver que elas aceitaram a ração muito bem...

Essa alimentação protéica,é de grande importância para o desenvolvimento das colônias...,principalmente em épocas de excassez de alimentos,ou depois de uma divisão...


Grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

8 comentários:

Renato disse...

Mas que interessante hein!!
Eu nem sabia que tinha ração para abelha.
Muito legal!!
Ainda não criei coragem para extrair o mel da minha jatai...
Abraços!!

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Renato,
essa ração protéica é produzida por um amigo meu(o Izaac,do blog abelhas do sabugi),e as abelhas se adaptaram bem a ela...

Um abraço.
Paulo Romero.

Abelhas do Sabugi - PB disse...

Esse é meu amigo Paulo.
Não nos conhecemos pessoalmente.
Mas já considero um amigo e agora parceiro, na luta de sempre esta aprimorando as técnicas de manejo afim desenvolver cada vez mais essa fantástica atividade.
Agradeço muito a boa vontade do amigo em ajudar a testar essa ração com a abelha urucu. E aproveito para parabenizar mais uma vez pelo seu trabalho, que assim como muitos é meio solitário devido ao desinteresse da maioria pelas coisas da natureza.
Podemos ser ate meio isolados cada qual em seu canto, mas isso não nos esmorece, pois nossa força vem do amor que temos por esse planeta e por sua diversidade.

Isaac Soares de Medeiros
http://abelhasdosabugi.blogspot.com/

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Isaac...,
assim o considero,amigo e companheiro na luta em divulgar a meliponicultura,nessa terra,onde as coisas simples não são valorizadas...

Estarei sempre as ordens.

Grande abraço.
Paulo Romero.

Alien disse...

Olá Paulo,

Fiquei curioso com os potes artificiais onde colocam a alimentação proteica.
De que é feito? cerume? são mesmo vcs que constroem e colocam o alimento no interior?

Um abraço
Joaquim Pifano

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Olá amigo Joaquim...,

é assim...,prepare-se a ração protéica,faz-se umas bolinhas e mergulha-se na cera(de ápis) derretida,aí forma-se o pote artificial,já com o alimento dentro...

Quem faz é um amigo meu...,inclusive ele está pensando em comercializar essa ração,pois a alimentação protéica é muito útil,para o desenvolvimento das colônias,principalmente em épocas de excassez de alimento natural(pólen)...

Grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

Alien disse...

Paulo,

Que grande idéia que acabou de me dar.
Normalmente encontro problemas com o "veículo/recipiente" ideal para o alimento artificial das Apis, talvez com umas modificações...
abraços
Pifano

João Luiz disse...

Está cada vez melhor e útil o blog.

A ração protéica é uma ótima solução para os tempos maias difíceis como frio e chuva e excesso.

Aquí no meu caso, sudeste, mata atlântica de altitude, no iverno fica difícil para as abelhas. A suplementação alimentar é importante pois garante a sobrevivencia das colônias e mas mantêm fortes para desdobras os prudução de mel na primavera/verão.