sexta-feira, 19 de março de 2010

O ano de 2010 será um ano de seca,no semi-árido nordestino?

Amigos!


Quem acompanha meu blog,ou vive no cariri Paraibano,sabe que 2009 foi um ano muito bom,com relação às chuvas,eu postei que em São João do cariri,as chuvas se estenderam até o mês de Setembro.Claro que esse foi um ano atípico,aqui em nossa região,pois,as chuvas costumam ir até julho,no máximo até agosto.

Mas o tempo passou,e lá se vão quase seis meses.Durante esse tempo,choveu no cariri,mas as chuvas não foram suficientes, para acumular água nos reservatórios,nem para fazer o "pasto"crescer,fazendo com que os animais,ficassem sem alimento.
É o fenômeno chamado de "seca verde".



O caririzeiro,já está acostumado com as irregularidades das chuvas,e tenta de todas as formas amenizar os efeitos da estiagem.
Uma das alternativas mais viáveis para se conseguir água,para os animais, é através da perfuração de poços.Mas essa água não serve para irrigação,pois,quase sempre é salobra(salgada),e ao irrigar as plantações,o sal queima as plantas.

Já em relação a alimentação do rebanho,as principais culturas,que se adaptaram ao nosso clima semi-árido,são: a palma forrageira,a algaroba,a leucena,a moringa(que já está bastante difundida no nordeste),entre outras espécies vegetais.



Lá,no "meu" cariri,os animais,principalmente,o gado,está magro e não encontra mais nada para comer nos campos;estão sendo alimentados,com palma e farelo de algodão,para irem sobrevivendo até as chuvas se regularizarem.

Em anos,onde as chuvas não veem,os animais são alimentados com mandacaru,xique-xique,macambira,facheiro,etc.Nós esperamos que não chegue a esse ponto.

Como é tradicional,no interior nordestino,o sertanejo espera o dia 19 de Março(dia de são José),para fazerem as suas previsões:se chover nesse dia,é sinal de ano de fartura,pois,haverá boas chuvas durante todo o ano;já se esse dia se passar com sol,é sinal de um ano de seca!

Graças à Deus,hoje as chuvas apareceram por quase toda Paraíba;mesmo que sejam ainda fracas,mas renovou as esperanças desse povo tão forte, lutador e sofrido.

No caso,das abelhas nativas,eu estou alimentando-as,para que as colónias não fiquem fracas,devido a pequena quantidade de flores,causada pela estiagem.

Como é de costume,eu passarei a páscoa,lá no interior,e pretendo tomar bastante banho de açude,de rio;e tirar fotos de uma natureza transformada,pela ação das chuvas.Assim espero e torço.




Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João pessoa,PB.