segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia internacional da água.

No meu útimo post,eu falava da minha preocupação com relação as estiagens,aqui no Nordeste.

Graças à Deus,pelo menos em São João do cariri,PB.,caíram algumas chuvas;e já renovaram as esperanças do caririzeiro...Vamos torçer para que essas chuvas continuem,e que encham os reservatórios,façam crescer o pasto para os animais,tragam um pouco de alegria para essa gente tão sofrida...

Hoje,eu vou falar de um bem muito precioso,para todos nós,imprescindível,para a sobrevivência da vida no planeta terra"A ÁGUA".
Não por acaso, eu estou falando desse assunto, hoje é comemorado o dia internacional da água.

Apesar de se chamar planeta terra,dois terços da nosso planeta é formado por água.Mas,desses 2/3,apenas,0,008% do total de água do planeta é considerada potável(própria para o consumo humano).O pior é que grande parte dessa água(rios,lagos,represas...)está,a cada dia sendo mais contaminada pelo homem,que não está se preocupando com o futuro do planeta.





Se esse nível de contaminação dos nossos mananciais,continuar,em um futuro próximo,vai faltar água potável,o que irá comprometer a própria vida na terra.

O nosso Brasil,está em uma situação privilegiada,em relação a quantidade de água potável,pois,temos quase 12% de toda água doce do planeta...
É no Brasil,que está o maior rio do mundo(o rio amazonas),e também temos a maior reserva de águas subterrânea do planeta(o aquífero guarani).

Apesar do Brasil ter toda essa quantidade de água doce,ela se encontra muito mal distribuída:70% da água doce do Brasil,se encontram na Amazónia,enquanto,aqui,no nordeste,existem pessoas que não tem água potável, nem para seu próprio consumo...

Outro agravante,é que o consumo de água vai aumentando a cada dia,e não se faz nada para tentar despoluir os reservatórios,os rios,traçar um plano de salvação dos nossos mananciais.

A água,é o líquido mais precioso que nós temos ,e nós não temos o direito de desperdiçá-lo.



Nós,que vivemos aqui no nordeste,temos a obrigação de cuidár-mos das nossas fontes de água,porque nós (ou algum parente),já vivemos o drama da seca,e sabemos o valor que esse líquido tem.


Faça sua parte,não desperdiçe água,pois,ela pode fazer falta para você amanhã...pense nisso!



Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.