quinta-feira, 8 de abril de 2010

Boas surpresas,com as jandairas!

Amigos!


Eu passei a páscoa no cariri paraibano,aproveitei para descansar e fazer uma das coisas que mais gosto,quando estou lá :observar o trabalho das minhas abelhas nativas.

Fiz uma mudança em uma caixa de cupira(partamona seridoensis),pois a caixa estava sem espaço para os discos de cria,e eu mudei essa colónia para uma caixa mais apropriada.

Mas,a melhor surpresa que eu tive,foi ao examinar uma caixa de jandaira,que foi transferida em janeiro desse ano.Ao tirar à caixa da prateleira,eu já percebi que ela estava bem pesada,o que indicava um bom crescimento,e boa produção de mel.

Essa colónia,em especial eu fiz de tudo para deixá-la forte,pois,foi uma colónia que os meleiros tiraram o mel e quase destruíram a imburana,onde estava alojado o ninho,e por sorte eu estava no interior nessa época,e coloquei o que sobrou em uma caixa racional,com apenas duas alças:ninho e melgeira,durante as minhas idas ao cariri,eu sempre acompanhava essa colónia com mais cuidado.

Voltando ao assunto;ao tirar a tampa da caixa,eu já percebi que os potes de mel estavam grudados no acrílico,eu levantei o acrílico e vi que havia uma boa quantidade de mel e ,vi também que precisaria acrescentar mais uma melgeira à esse caixa.

Melgueira cheia de mel de jandairas.


Como eu tinha algumas melgeiras guardadas e, com a ajuda de meu irmão,eu acrescentei mais uma melgeira à essa caixa,aumentando assim o espaço para construção de potes de alimento.

Os discos de cria,também estavam se desenvolvendo bem,essa caixa tem um bom número de campeiras e a rainha tem ótima genética,pois está com um postura acima da média.



Com as chuvas de dezembro e janeiro,as árvores nativas ficaram verdes e agora estão com muitas flores,o que é uma festa para as abelhas,que quase não param de trabalhar.

Dentre as espécies de plantas nativas, que estão com flores nessa época,as principais são o marmeleiro,a catingeira,a jurema,a malva,o muçambê,o mata-pasto,a maniçoba e a aroeira.



As abelhas adoram as flores dessas plantas,é fácil ver o movimento delas,visitando e voando de flor em flor.
Veja um pé de catingeira florido,(como o próprio nome diz,essa árvore é símbolo da caatinga)com suas flores amarelas;e um pé de marmeleiro.



Durante esses dias,em que eu estava no cariri,eu também fiz revisão em um caixa de moça branca,que tinha sido dividida à pouco tempo,depois eu postarei os resultados dessa revisão.

A região de São João do cariri,PB. está chovendo,apesar de serem chuvas irregulares,mas está mantendo as plantas verdes e a esperança que continuem assim,por mais alguns meses.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.