segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conservação de recursos genéticos de abelhas nativas.

Conservação De Recursos Genéticos De Abelhas Nativas De Interesse Agrícola

As abelhas sem ferrão são espécies eussociais encontradas nas regiões tropicais e subtropicais. Responsáveis por até 90% da polinização das espécies vegetais nativas, dependendo do bioma, essas abelhas estão ameaçadas devido ao desmatamento e ao manejo predatório. Sendo assim, a conservação dessas espécies é importante para a preservação de todo o bioma. Nesse plano de ação serão trabalhadas as espécies Melipona subnitida, Melipona compressipes e Melipona rufiventris na Embrapa Meio-Norte; Melipona compresipes fasciculata, M. rufiventris flavolineata, Melipona seminigra pernigra, Melipona seminigra do Tapajós, Melipona puncticollis, Scaptotrigona sp 1, Scaptotrigona sp 2 e Tetragonisca angustula na Embrapa Amazônia Oriental e Melipona mandacaia e Melipona asilvai na Embrapa Semi-Árido. Os ninhos serão adquiridos de criadores racionais e/ou capturados em seus locais de ocorrência, sendo mantidos nos campos de pesquisa da Embrapa Meio-Norte, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Semi-Árido, para a conservação on farm. A manutenção das colônias será realizada com manejo racional e as espécies, bem como os locais de nidificação, serão identificados e caracterizados. Alguns exemplares das espécies serão conservados em álcool PA e mantidas sob congelamento para um estudo futuro de caracterização de DNA. Os dados serão organizados e disponibilizados em um banco de dados.


Objetivo Geral:

Realizar ações que colaborem para a conservação da diversidade genética de algumas espécies de abelhas nativas de importância econômica e ambiental no Semi-Árido do Nordeste e na Amazônia.


Objetivos Específicos:

Identificar e caracterizar populações nativas e núcleos criatórios de abelhas sem ferrão no Semi-Árido do Nordeste e na Amazônia;
Manter sob conservação on-farm uma população de cada espécie de abelha nativa de importância econômica e ambiental no Semi-Árido do Nordeste e na Amazônia (daquelas descritas no Plano de Ação).
Coleta de tecido (indivíduos) de espécies de abelhas nativas sem ferrão.Estruturar um banco de dados de abelhas nativas a fim de propiciar o acesso e permutação aos usuários.

Responsável:

Fabia de Mello Pereira

Equipe:

Fabia de Mello Pereira
Giorgio Cristino Venturieri
Marcia de Fatima Ribeiro
Maria Teresa do Rego Lopes
Ricardo Costa Rodrigues de Camargo

Atividades:

Coleta, caracterização morfológica e conservação "on farm" da Melipona subnitida no Meio-Norte
Coleta, caracterização morfológica e conservação "on farm" de Melipona compressipes e Melipona rufiventris no Meio-Norte.
Coleta, caracterização morfológica e conservação "on farm" de meliponíneos da Amazônia Oriental
Coleta, caracterização morfológica e conservação "on farm" de Melipona mandacaia e Melipona asilvai no Semi-Árido

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
Joaõ Pessoa,PB.