sábado, 15 de janeiro de 2011

Férias no semiárido paraibano.

Após algum tempo sem atualizar o blog,pois estava sem pc...,estou de volta à ativa,e confesso que já estava morrendo de saudades das minhas postagens,amadoras,mas verdadeiras e feitas com muito amor às abelhas nativas e à caatinga nordestina...

Eu passei o mês de dezembro último,lá no "meu cariri" e aproveitei para fazer algumas transferências de abelhas nativas...


O anoiteçer,no cariri...

Também adquiri uma nova espécie para meu meliponário:a abelhas manduri ou rajada(melípona asilvae)e estou muito satisfeito com elas,pois são bem produtivas,rústicas e mansas,com certeza aumentarei esse número em breve.

Durante esse tempo que passei no cariri,fiz várias caminhadas no meio da caatinga,observando,principalmente se localizava colônias de abelhas nativas,e tive boas surpresas,pois localizei algumas moças brancas,cupiras,jandaíras e mosquitos lambe-olhos.
Em um pé de umbuzeiro,localizamos duas jandaíras,o que prova que as nativas sempre dão um jeito de se manterem vivas,apesar das adversidades.


Meu irmão e meus dois sobrinhos,durante uma de nossas caminhadas no meio da caatinga.

Outra coisa que me deixou feliz,foi poder salvar uma cupira,que estava alojada em uma cerca,e por isso mesmo,já tinha sido derrubada quase toda,mas mesmo assim resistia,não sei por quanto tempo,a coloquei em uma caixa racional,e ela está muito bem,agora.

Graças à Deus,a chuva está chegando por lá,e as matas já apresentam um verde animador,por issso,pretendo voltar lá em breve.

Em breve,farei novas postagens detalhando as minhas aventuras em meio às abelhas nativas e à caatinga.

Grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

10 comentários:

José Halley Winckler disse...

Olá Paulo Romero,

Que bom que você voltou a ativa. E, pelo seu relato, vi que o seu cariri, embora seco, ainda é farto em abelhas.

E a chuva está chegando, que bom... seria bom mesmo é que ela desse uma trégua aqui para o Rio de Janeiro... se bem que hoje está um sol até bonito.

Parabéns pelo salvamento da Cupira, vou aguardar as fotos.

Um abraço,

José Halley Winckler

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Winckler;

agradeço pelas palavras...,
Sim,as chuvas estão chegando por aqui,e como você deve saber,elas são esperadas e fastejadas por todos nós,pois,a caatinga e suas espécies animais, dependem dessas chuvas para irem se mantendo de pé...

Também espero e peço à Deus,que as chuvas deem uma trégua por aí,para que as pessoas possam ter um pouco mais de chance de retomarem suas vidas...

Grande abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá Paulo;

Obrigado pelo comentario !!!
Um dos meus hobys é trabalhar ( manusear ) as ASF, elas são muito lindas, principalmente as Jatais, elas ficam voando em volta do "bico de entrada" com aquelas pernonas grandes.

a natureza é muito gentil conosco, portando retribuo essa generosidade à ela também, onde na minha minha meliponicultura procuro trabalhar de forma conservacionista e ajudando aos amigos que também procuram nessa atividade uma forma de relaxamento.

Grande abraço e muito sucesso pra você.
Lúcio Pivotto.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Lúcio...
estamos nessa mesma luta,de preservação das ASF...

Abraço.
Paulo romero.

Anônimo disse...

Bom Dia, Paulo Romero !
Obrigado amigo pelas suas palavras carinhosa a respeito de meu humilde blog, fico feliz em saber que o amigo gostou!
Um forte abraço.

Rúbio Proença
"meliponáriojandaíra"
Fortaleza/Ce.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Rúbio;
com certeza seu blog será um sucesso,pois você é um meliponicultor respeitado e bem conhecido nesse nosso meio...

Grande abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá Paulo, tudo bom? Pelo visto sim. Realmente depois de uns dias em meio à caatinga, ou mesmo à Mata Atlântica, volta-se revigorado. E sempre me deslumbro ao constatar a existência, em termos de abrangência, desse dois ecossistemas que sempre sofreram com a ação do homem no desenvolvimento de sua atuação de modificador do ambiente terrestre. É muito bom constatar que a região Nordeste ainda dispõe de recursos naturais intocados, e uma fauna longe dessa ação humana inevitável. Um abraço. Fco. Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,
ainda existem sim,áreas de caatinga intocadas,no sítio da minha família,por isso mesmo,eu estou lutando para que permaneçam assim...

Grande abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá
Paulo

Parabéns pelo teu trabalho, tua dedicação com a natureza.
Sou Terapeuta, gostaria de informaçoes sobre a utilizaçao
do mel para cataratas, inflamaçoes nos olhos.

Gostei muito do blog.
Abraços


                    
Jurandir Silva Toledo
Terapêuta

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Olá,Jurandir,

abrigado pelas palavras de incentivo...,amigo,eu já ouvi falar muito à respeito das propriedades medicinais dos méis das abelhas nativas,mas,não tenho como afirmar se são bons para inflamações nos olhos...

Abraço.
Paulo Romero.