quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O cariri paraibano...


Eu;sempre que faço alguma postagem,me refiro ao meu lugar de nascimento,como “o cariri paraibano”.Mas,a maioria das pessoas,não conhecem muita coisa dessa região,por isso vou falar de modo bem simples e direto,algumas características desse pedaço do nordeste brasileiro.



O cariri paraibano,está localizado no sul do estado,e é formado por 29 cidades,dentre elas,posso destacar:Boa vista,Cabaceiras,São João do cariri,Serra Branca,Sumé,Monteiro,dentre tantas outras.



O clima do cariri,é tipicamente semiárido,que caracteriza-se pelas baixas ocorrências de chuvas,e pela alta luminosidade do sol,durante todo o ano.

A sua vegetação é típica de caatinga,com árvores de pequeno e médio porte,com uma grande diversidade de cactus,que conseguem sobreviver aos grandes períodos de estiagem(comuns por aqui).




Algumas plantas que são típicas dessa
região,são:Aroeira,Baraúna,Craibeira,Juazeiro,Quixabeira,Catingeira,marmeleiro,Jurema preta,Maniçoba,Pereiro,Cumarú,Umburana,Umbuzeiro,Anjico,malva,mata-pasto,Favela,mororó...,além dos cactus:Mandacaru,Facheiro,Xique-xique,Palmatória,coroa de frade e combeba.



Toda essa diversidade de plantas,tem uma grande importância para a sobrevivência do homem e dos animais da região.




Dentre as espécies animais,nativas dessa região,existem algumas que se destacam,como é o caso de alguns roedores:o mocó e o preá...,répteis:o lagarto teiú,e o camaleão...,mamíferos:o tatu peba,o lobo guará,a raposa,o tamanduá,o gato do mato,a onça susuarana...,aves:a asa branca,o galo de campina,o canário da terra,a rolinha cascavel,o sabiá,a siriema,o carcará...,abelhas nativas:a jandaíra,a cupira,a manduri(rajada),a moça branca,o mosquito(lambe olhos).




Por aqui,não existem rios perenes,e a falta de água potável é uma das maiores dificuldades,enfrentadas pela população que vive nos sítios dessa região,muitos recorrem à construção de cisternas(reservatórios para armazenar a água das chuvas).




Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João pessoa,PB.

4 comentários:

José Halley Winckler disse...

Paulo,

Parabéns pela excelente postagem.
O bom de seu blog, é que ele fala de abelhas, mas fala também do seu torrão natal.
E o melhor é que suas palavras não provem de livros ou dicionários, mas emergem da alma ou do coração.
Um grande abraço,

José Halley Winckler

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Winckler,
obrigado pelas suas palavras...,realmente,meu blog é diferente ,pois não falo só do meu amor pelas asf,mas falo também de meu amor pela minha terra natal...

Abraço.

Anônimo disse...

Olá Paulo. Realmente, como mencionou o colega Winckler, o seu blog nos traz não só a beleza das asf, mas um conhecimento em termos geográficos que só os que gostam de Geografia como eu, sabem apreciar. O Cariri do meu estado, conheço pouco, mas tem como cidades principais Juazeiro e Barbalha, sendo que uma fica no sopé da serra e outra mais ao alto. Não sei se por estar mais do lado de cá, e dessa forma ganhar mais umidade das nuvens que sobem pelo outro lado do Cariri e desaguam mais pesadas por esse lado, mas o Cariri desse lado parece que guarda características de Mata Atlântica nas suas regiões mais altas, sendo um pouco mais úmido. Estou levando em consideração uma observação feita por um prof. de geografia do meu tempo de escola, que dizia que um dos fatores da existência do clima semiárido no sertão seria a chapada da Borborema, que seria como uma muralha que levava a umidade para o alto e essa umidade acabava ficando só no alto, no caso a chapada, e não desceria para o sertão. Um abraço. Fco. Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,
tudo que escrevo nesse blog,saem da minha cabeça,...são experiências de vida,pois sou um caririzairo apaixonado pela minha região...

Abraço.
Paulo Romero.