quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ser caririzeiro,é...


Esses dias,eu estava com um amigo e ele me perguntou se eu tinha coragem de fazer,mais algumas transferências de abelhas,pois já havíamos feito muitas.Eu lhe disse que sim,afinal,sou caririzeiro.
Com a minha resposta, ele me perguntou:mas afinal,o que é ser caririzeiro?




Após dar alguma resposta,fiquei pensando...o que os caririzeiros tem diferente dos outros povos ?



O que significa ser caririzeiro??A resposta mais lógica é ter nascido ou morar no cariri...
Mas eu tenho mais algumas respostas, e vou falar algumas,só pra ilustrar essa brincadeira,pois afinal,somos todos iguais...
Ser caririzeiro,é:

Vista da praia de barra de gramame,João pessoa,PB.

-Morar no litoral paraibano,onde existem praias belíssimas,e quando tem uma folga,prefere ir tomar banho de açude,lá no cariri;
-Enfrentar três horas de viagem,num sábado,só para aproveitar o final de semana,lá no cariri,mesmo tendo que voltar no domingo à noite,pra pegar no batente;
-Gostar de poesia..,e as vezes até escrever alguma,mesmo não tendo veia poética;
-Achar que o cariri é o paraíso,mesmo com todo desafio que é viver ali;
-Transformar uma tarefa difícil,em algo prazeroso e fazer brincadeira,só pra amenizar o esforço;
-Ser apaixonado pela caatinga e fazer de tudo para preservá-la;
-Gostar de acordar com o cantar do galo;
-Tomar leite quente,no curral;
-Preferir andar à cavalo,ao invés de andar de moto;
-Reunir os amigos pra tomar uma branquinha,com bode assado na brasa;
-Ficar horas,só observando o trabalho das abelhas,sem se preocupar com mais nada;
-Dormir um sono debaixo de uma imburana;
-Beber água pura,direto do riacho;
-Se emocionar com o início das chuvas;
-Ter orgulho de seu lugar,e sempre falar bem dele;
-Convencer as pessoas,que o cariri é um ótimo lugar pra se viver;
-Enfrentar a seca,com força e coragem,mesmo sabendo que ela é mais forte que você;
-Enfim,ser caririzeiro,...É ser nordestino,...É ser brasileiro,que não desiste de lutar,...Não se rende diante das dificuldades da vida,...Vai construindo sua história com muito trabalho,força,persistência...,e principalmente honestidade e fé.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João pessoa, PB.

2 comentários:

José Halley Winckler disse...

Amigo Paulo,

Não ter veia poética... essa não convence ninguém.
Sempre que você fala de seu cariri, você deixa ela a mostra.
Suas palavras viram poesia pura.

Um abraço,

José Halley Winckler

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Winckler,
obrigado por suas palavras.
Minhas postagens,são verdadeiras,e,embora muito simples,falam aquilo que realmente sinto...

Abraço.
paulo Romero.