quinta-feira, 3 de março de 2011

A criação de abelhas nativas(meliponicultura)


Amigos!

Eu;como a maioria das pessoas que criam abelhas nativas(abelhas sem ferrão),e têm um blog,já recebi muitas ofertas pra vender algumas das poucas colônias que tenho,mas recusei todas,pois o amor pelas abelhas nativas falou mais alto,e olha que algumas ofertas foram “boas” mesmo,rsrs.



Como eu já falei algumas vezes,a minha criação é conservacionista,e movida pela minha paixão por essas criaturas maravilhosas,mas nunca obtive nenhum lucro financeiro com elas;meu grande lucro é o prazer de observar e poder salvar algumas espécies que estão ameaçadas de extinção, lá no meu cariri paraibano.

E,é claro saborear(e presentear alguns amigos)com méis de diferentes espécies,que são produzidos a partir das flores da caatinga nordestina,ou seja,sem nenhum tipo de produto químico,que possa me fazer algum mal.



Um amigo meu,me pediu pra lhe dizer como é que ele poderia ganhar dinheiro com essas abelhas nativas,então eu disse que não é difícil,basta ter coragem,força de vontade,algumas técnicas racionais de criação,respeito à natureza e amor pelas abelhas,o resto é com elas.



Por exemplo,com a criação de abelhas nativas,você poderá conseguir uma boa renda,vendendo mel,vendendo colônias (oriundas das divisões),fabricando e vendendo as caixas racionais,ajudando a montar novos meliponários (se você tiver um bom conhecimento do assunto),e até usando seu meliponário como atração turística,para receber pessoas interessadas em conhecer a natureza e essas abelhas nativas,ou seja;você poderá e deverá usar a sua imaginação; pois nessa atividade ainda existem muitas oportunidades de bons negócios.



Claro,que se você não tiver amor pelas abelhas,e pensar apenas no “negócio”, (na parte financeira)fica um pouco mais complicado,pois como eu disse a meu amigo;você vai lidar com vidas e se não houver amor,eu acho que o sucesso não virá,portanto,para começar a criar abelhas nativas,primeiro ame-as,respeite-as,proteja-as,capacite-se,depois o resto se tornará bem mais fácil.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

10 comentários:

Elias Junior disse...

Parabéns !!!
Admiro muito o seu trabalho; queria eu poder fazer o mesmo. prossiga nesse propósito, pois tudo que é feito com amor Deus abençoa.
Forte abraço
Elias Junior

José Halley Winckler disse...

Paulo,

Ótima postagem e excelente conselho.

E já que você falou que é preciso amor, aí vai um poema sobre o assunto:

Triste é a vida sem amor

Triste é a vida sem amor,
Sem calor, carinho e paixão
Tanto que peço ao Senhor
Que me devolva tamanha emoção.

Solidão cruel
Com sabor a fel
És demasiado fiel
A quem tanto deseja,
A doçura do mel.

Tenho esperança
Tanta, tanta, vivo a sonhar
Ansiando os dias de bonança
Poder dizer a cantar
Vivi o amor
E ganhei confiança!

Patrícia de Portugal

Um grande abraço,
José Halley Winckler

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Elias,

obrigado pelas palavras de incentivo...

Abraço.
Paulo Romero.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Winckler,

obigado pelas palavras,e pela bela poesia,que me mandou...

Abração.
Paulo Romero.

Francisco Mello disse...

Pois é amigo, concordo com vc, pois se fazemos algo com algum interesse afora a afeição que nutrimos pela ação, que no caso seria a criação de abelhas, estaríamos apenas transplantando o mesmo sistema de relações sociais de um contexto humano para um contexto mais abrangente, que no caso seria com outros seres vivos. Um abraço.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Frank,

obrigado pela visita e pelo comentário...

Abraço.
Paulo Romero.

Ademir Carosia disse...

Foi com muita alegria que vi que voce descobriu o meu blog, e ali deixou um comentário muito gentil.
Mas o prazer maior foi meu em conhece-lo, sou um apaixonado pelo Nordeste, pelas abelhas indigenas, principalmente algumas dai da sua região. Lendo algumas das suas cronicas senti como se estivesse ai no local. Recebi estes dias algumas frutos do Umbu trazidos por amigos ai da região.
Parabéns pelo Blog, pelo seu amor pela Naturreza , em especial as abelhas. Um abraço aqui das Minas Gerais.

Ademir carosia
Arceburgo-Minas gerais
ademircarosia.blogspot.com

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Ademir,

eu que fiquei muito feliz,pela sua visita e pelo comentário,que foi de emocionar,que bom que temos os mesmos gostos...

Abraços.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

Ligia disse...

Paulo,

Excelente texto, fiquei até emocionada. Que bom que vc cria as nativas, elas estão precisando mesmo de alguém e de mais pessoas que realmente se importem com elas e com sua preservação.
Parabéns pelo seu trabalho!!!

grande abraço

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Querida Ligia,

obrigado pela sua visita ao meu blog,...realmente as nossas asf,estão precisando de muita proteção,pois muitos só pensam em destruir a nossa natureza,e isso tem nos deixado cada vez mais animais...

Abraços,
Paulo Romero.