sexta-feira, 27 de maio de 2011

Plantas produtoras de néctar e pólen.


Amigos!


Apesar de meu  meliponário,estar localizado no cariri paraibano,eu mantenho algumas colônias aqui,em João pessoa e tenho me preocupado com o período das chuvas,pois normalmente as plantas não têm floradas nessa época.

Pelo menos é o que se escuta da maioria dos meliponicultores...,por isso eu resolvi “investigar” as áreas próximas de onde estão as minhas abelhas nativas,pra tentar ver se existiam flores,que pudessem fornecer néctar e pólen,para minhas abelhas,mesmo nessa época de chuvas.

                                                         Aroeira da praia.

Para minha grata surpresa,eu pude encontrar muitas espécies de plantas nativas,algumas rasteiras(consideradas mato/ervas daninhas),outras árvores de um porte maior,mas com uma boa produção de néctar e de pólen.



Algumas das plantas que encontrei floridas,são bem conhecidas como é o caso da aroeira da praia,do cosmos,da xanana(flor de lagartixa),ipezinho de jardim,coroa de cristo e outras tantas que não sei o nome,mas fotografei mesmo assim.

                                                                  Coroa de cristo.

Pude ver um bom movimento de abelhas(ápis e nativas),visitando essas flores e também observei minhas jandaíras,uruçus e cupiras chegando carregadas de pólen,e isso vai manter um bom estoque protéico na colônia,durante o período chuvoso.



Também tenho feito a minha parte,pra ajudar a natureza,e minhas abelhas.Tenho plantado algumas mudas,que florescem bem e atraem,os insetos de modo geral.



Bons exemplos de plantas melíferas e polímeras,que são fáceis de reproduzir e plantar são:amor agarradinho,ora-pro-nóbis,ipêzinho de jardim,cosmos,coroa de cristo e aroeira da praia.


Portanto,mesmo estando em época de chuvas(normalmente sem floradas),a natureza sempre nos surpreende,e nos dá o exemplo de quais espécies devemos manter próximo do meliponário,afim de manter uma boa produção de flores e conseqüentemente de néctar e pólen.


Como sempre,minha postagem é bem simples(como eu),pois nem os nomes científicos dessas plantas eu coloquei,pois achei que não iria adiantar muito,colocar o nome científico de algumas delas,e deixar outras sem identificação.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo. Me recordei que certa vez, conversando informalmente com um apicultor, ele também comentou que na nossa região, quando do período de chuvas, ele transferia as suas caixas de abelhas para o sertão, aproveitando a florada do "inverno", querendo dizer com isso que no litoral essa época, mesmo chuvosa, não era rica em flores. Na sua região, que é de mata atlântica, realmente deve existir esse fator limitante (chuvas) para a floração, mas em minha região com vegetação litorânea, penso que esse fator (chuvas) não seja tão influenciador, pois além de termos uma flora nativa independente do fator "chuva", ou dispondo de um sistema hídrico próprio, diferente do sertão, ainda dispomos de uma infinidade de espécies de plantas exóticas (trazidas de outras regiões e países), utilizadas seja na ornamentação ou na produção de frutos, que possuem, também, seus próprios ciclos de floração, fornecendo, dessa maneira, um campo apícola constante.
Um abraço. Fco Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,

muito obrigado pelas visitas e pelos comentários,sempre relevantes...

Abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá amigo Paulo, a simplicidade de tuas postagens contribui para a velocidade de nosso entendimento. Um abraço, João Paulo - Meliponário Campos Verdes.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo João,

essa é a simplicidade do "matuto"sertanejo,que vive com os pés sujos de terra,e as mãos calejadas,após mais um dia de trabalho...

Abraço.
Paulo Romero.