sexta-feira, 27 de maio de 2011

Plantas produtoras de néctar e pólen.


Amigos!


Apesar de meu  meliponário,estar localizado no cariri paraibano,eu mantenho algumas colônias aqui,em João pessoa e tenho me preocupado com o período das chuvas,pois normalmente as plantas não têm floradas nessa época.

Pelo menos é o que se escuta da maioria dos meliponicultores...,por isso eu resolvi “investigar” as áreas próximas de onde estão as minhas abelhas nativas,pra tentar ver se existiam flores,que pudessem fornecer néctar e pólen,para minhas abelhas,mesmo nessa época de chuvas.

                                                         Aroeira da praia.

Para minha grata surpresa,eu pude encontrar muitas espécies de plantas nativas,algumas rasteiras(consideradas mato/ervas daninhas),outras árvores de um porte maior,mas com uma boa produção de néctar e de pólen.



Algumas das plantas que encontrei floridas,são bem conhecidas como é o caso da aroeira da praia,do cosmos,da xanana(flor de lagartixa),ipezinho de jardim,coroa de cristo e outras tantas que não sei o nome,mas fotografei mesmo assim.

                                                                  Coroa de cristo.

Pude ver um bom movimento de abelhas(ápis e nativas),visitando essas flores e também observei minhas jandaíras,uruçus e cupiras chegando carregadas de pólen,e isso vai manter um bom estoque protéico na colônia,durante o período chuvoso.



Também tenho feito a minha parte,pra ajudar a natureza,e minhas abelhas.Tenho plantado algumas mudas,que florescem bem e atraem,os insetos de modo geral.



Bons exemplos de plantas melíferas e polímeras,que são fáceis de reproduzir e plantar são:amor agarradinho,ora-pro-nóbis,ipêzinho de jardim,cosmos,coroa de cristo e aroeira da praia.


Portanto,mesmo estando em época de chuvas(normalmente sem floradas),a natureza sempre nos surpreende,e nos dá o exemplo de quais espécies devemos manter próximo do meliponário,afim de manter uma boa produção de flores e conseqüentemente de néctar e pólen.


Como sempre,minha postagem é bem simples(como eu),pois nem os nomes científicos dessas plantas eu coloquei,pois achei que não iria adiantar muito,colocar o nome científico de algumas delas,e deixar outras sem identificação.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz
Postar um comentário