domingo, 24 de julho de 2011

A meliponicultura,aproximando as pessoas.

A criação racional de abelhas nativas(Meliponicultura),tem me proporcionado boas surpresas,e através desse blog,tenho entrado em contato com pessoas de várias partes do Brasil e do mundo.

Aliás,essa troca de informação e a amizade que nasce dessas conversas,é algo muito bom,e que tem muita importância em minha vida.

Foi através de uma ligação telefônica,que tive meu primeiro contato com o Zé Luiz;um apaixonado pela natureza e amante das abelhas nativas.

O amigo Zé Luiz,me disse que estaria chegando à Paraiba,para conhecer(de perto)a jandaíra e aprender alguns segredos do manejo racional dessa abelha.



Após alguma insistência,eu resolvi ir conhecê-lo e aproveitar para conhecer também o Isaac Soares(do blog Abelhas do Sabugi)http://abelhasdosabugi.blogspot.com/,que seria o nosso anfitrião(meu e de Zé Luiz,que é de Cuiabá Mato Grosso).

Nos encontramos em Campina Grande,Pegamos um carro e fomos conhecer a bela região do Sabugi/PB.

.
Da esquerda pra direita:Isaac,eu e Zé Luiz.

Como já disse,fomos recepcionados de forma muito carinhosa e amigável,por Isaac e sua bela família.Realmente eu me senti em casa.

Aproveitamos a viagem ao máximo:andamos no meio da caatinga verde,visitamos outros meliponários,fizemos algumas divisões e transferências de jandairas,enfim...,foi uma viagem muito agradável(principalmente,porque dessa viagem nasceu uma amizade verdadeira,entre mim,Isaac e Zé Luiz).

A região do Sabugi,onde mora o Isaac,é muito linda(como toda a caatinga)e tem muitas cadeias de montanhas(serras),que deixam o lugar ainda mais bonito.



Apesar de ter passado poucos dias por lá,jamais esquecerei aquela viagem,as brincadeiras,as paisagens e os amigos que seguirão comigo eternamente.

Certa vez,eu falei para um amigo(Tadeu Leite):"quem é meliponicultor,é porque é gente boa".E com essa viagem,eu pude ver que essa minha “tese”,é verdadeira,pois os novos amigos que conquistei,são pessoas da melhor qualidade.

OBS.:Fotos tiradas pelo amigo Zé Luiz e gentilmente cedidas,para essa postagem.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

9 comentários:

João Paulo Evangelista disse...

Amigo Paulo Romero,

Com certeza, essa viagem e a aproximação de vocês fluíram muitos conhecimentos.

Um abraço - João Paulo

Meliponário Campos Verdes

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Sim,amigo João Paulo,sempre aprendemos e trocamos muitas experiências de vida.

Abração.
Paulo Romero.

Abelhas do Sabugi - PB disse...

Grande amigo,
Eu também fiquei muito contente, tanto com sua visita quanto com a do amigo Zé Luiz. Espero revê-los.
No seu caso, da próxima vez que eu for a Joao Pessoa dou um pulo por ai. (na sua casa)
Fique com Deus, meu amigo e boa Sorte.
Att:Isaac S. Medeiros

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Isaac,

com certeza,nos veremos muitas vezes,pois;"amigo é coisa pra se guardar,do lado esquerdo do peito"...

Abração.
Paulo Romero.

JOSE LUIZ disse...

Estimado Paulo Romero,
Realmente foi uma viagem rápida, mas que valeu muito. Os conhecimentos que tive no meliponário Abelhas do Sabugi do Isaac, e aqueles que vc também me passou nas trocas de idéias, que valeram muito a um principiante como eu!
Muito obrigado pelo carinho da recepção que fizeram desde Campina Grande/PB até minha volta.
Zé Luiz - de Cuiabá - MT

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Zé Luiz,

a amizade que nasceu dessa viagem,foi a coisa mais importante,que ficou...

Abração.
Paulo Romero.

NALDO disse...

OI PAULO ROMERO MEU NOME E naldo QUERO DIZER QUE GOSTO MUITO DO SEU BLOG E DAS POSTAGENS QUE VOCE FAZ "PARABENS !G E DAS POSTAGENS QUE VOCE FAZ "PARABENS !

Anônimo disse...

Olá amigo, tudo bom? Olha, fazer amizades através desses contatos que temos através dos blogs é algo que ainda estou aprendendo, e somente tive uma aproximação maior, até agora, com os meliponicultores Kalhil, e o Senhor Menezes, devido mesmo a uma maior proximidade geográfica e porque eu guardo uma afeição por Mossoró, até mesmo porque foi o cenário da atuação do Mons. Bruenning e seu livro, que tornaram essa cidade algo especial. Mas, ainda não cheguei a esse ponto de conhecê-los pessoalmente, e com certeza, quando eu for por Mossoró novamente, farei um visita aos dois. E sem querer, surge essas afinidades mesmo, como aconteceu com vcs, e faz-se novos amigos.E o amigo deve ter notado que quase não coloco links de blogs de amigos meus, próximos, nos meus blogs, porque o legal é termos esse contato com sotaques, ambientes, costumes e hábitos diferentes, que podem até dificultar um intercâmbio maior pelas diferenças, mas que trazem grandes aprendizados e conhecimentos, como bem comentou o amigo acima.Conheci Campina Grande nas férias de janeiro e me surpreendi com a cidade, muito desenvolvida. Um abraço. Fco Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo francisco,

obrigado pela visita e pelo comentário,com certeza a amizade que fazemos com esses blogs e sites,muitas vezes ficam para sempre e isso é muito importante...

Abraço.
Paulo Romero.