terça-feira, 13 de setembro de 2011

Revoada de uruçu nordestina(Melípona scutellaris).



Amigos!

As abelhas nativas sempre nos trazem boas surpresas.

Sempre que estamos no manejo diário,aprendemos algo de novo,vemos cenas belas e interessantes,algumas bem intrigantes,como pude presenciar nesse último domingo(11/09/2011),uma espetacular revoada de urucus nordestinas(Melípona scutellaris).


Claro que eu já havia,lido e ouvido falar a respeito desse fenômeno,mas entre ver fotos,vídeos e relatos,e presenciar o fato,é algo bem diferente,com certeza.



Estávamos,eu,Tadeu Leite e Moacir Montenegro(meliponicultores e amigos),na casa de Tadeu,onde iríamos fazer algumas divisões e revisões nas caixas de urucus.

Enquanto nos preparávamos,para iniciar as divisões,nosso amigo Moacir,nos alertou para o fenômeno que estava começando:centenas de abelhas,em um espetáculo fascinante,faziam um verdadeiro balé,como se estivessem hipnotizadas,obedecendo à um comando que não sabemos de onde partiu.


Aproximamos-nos,e ficamos contemplando aquele “show”particular.Tadeu já pegou 3 cervejas,para comemorar aquele momento tão enigmático,quanto fascinante.

A revoada demorou mais de 30 minutos,e tinha momentos de “alvoroço”e momentos de “calmaria”,pois as abelhas alternavam seus movimentos,ora bem frenéticos,ora apenas realizando passos de um verdadeiro balé,bem sincronizado e organizado.

Observamos,que as abelhas saíam de uma caixa,próxima de onde estávamos.Demos uma olhada rápida,nas outras cixas,para ver se as abelhas também saíam delas,mas vimos apenas o movimento normal.

Eu acho,que as abelhas fazem esse ritual,como forma de comemoração,pelos bons estoques de alimento,pela primavera que está aí,pelo belo espaço que dispõem para forragearem,enfim,é uma forma de se alegrarem e alegrarem à  quem assiste esse balé .



Ficamos observando,e depois de algum tempo,pudemos ver que a quantidade de abelhas estava diminuindo,até voltarem completamente para suas caixas de origem.

Tadeu cria uruçus,à mais de 3 anos e nunca havia presenciado esse maravilhoso fenômeno.

Vejam,o vídeo abaixo.A qualidade não é tão boa,mas dá pra se ter uma idéia.

http://www.youtube.com/watch?v=vxoOVP7T9kg

Como,ficamos conversando á respeito da revoada,e demoramos um bom tempo sentados;realizamos apenas seis divisões,e deixamos as outras para um próximo final de semana.


Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
Postar um comentário