quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O cariri paraibano...


Eu;sempre que faço alguma postagem,me refiro ao meu lugar de nascimento,como “o cariri paraibano”.Mas,a maioria das pessoas,não conhecem muita coisa dessa região,por isso vou falar de modo bem simples e direto,algumas características desse pedaço do nordeste brasileiro.



O cariri paraibano,está localizado no sul do estado,e é formado por 29 cidades,dentre elas,posso destacar:Boa vista,Cabaceiras,São João do cariri,Serra Branca,Sumé,Monteiro,dentre tantas outras.



O clima do cariri,é tipicamente semiárido,que caracteriza-se pelas baixas ocorrências de chuvas,e pela alta luminosidade do sol,durante todo o ano.

A sua vegetação é típica de caatinga,com árvores de pequeno e médio porte,com uma grande diversidade de cactus,que conseguem sobreviver aos grandes períodos de estiagem(comuns por aqui).




Algumas plantas que são típicas dessa
região,são:Aroeira,Baraúna,Craibeira,Juazeiro,Quixabeira,Catingeira,marmeleiro,Jurema preta,Maniçoba,Pereiro,Cumarú,Umburana,Umbuzeiro,Anjico,malva,mata-pasto,Favela,mororó...,além dos cactus:Mandacaru,Facheiro,Xique-xique,Palmatória,coroa de frade e combeba.



Toda essa diversidade de plantas,tem uma grande importância para a sobrevivência do homem e dos animais da região.




Dentre as espécies animais,nativas dessa região,existem algumas que se destacam,como é o caso de alguns roedores:o mocó e o preá...,répteis:o lagarto teiú,e o camaleão...,mamíferos:o tatu peba,o lobo guará,a raposa,o tamanduá,o gato do mato,a onça susuarana...,aves:a asa branca,o galo de campina,o canário da terra,a rolinha cascavel,o sabiá,a siriema,o carcará...,abelhas nativas:a jandaíra,a cupira,a manduri(rajada),a moça branca,o mosquito(lambe olhos).




Por aqui,não existem rios perenes,e a falta de água potável é uma das maiores dificuldades,enfrentadas pela população que vive nos sítios dessa região,muitos recorrem à construção de cisternas(reservatórios para armazenar a água das chuvas).




Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João pessoa,PB.