quarta-feira, 4 de maio de 2011

A força da natureza.



Amigos;na maioria das regiões desse país;a expressão “tempo bom”faz referência a um dia ensolarado e quente;mas aqui no semiárido nordestino,”tempo bom”,é tempo de chuvas(época de inverno,como chamamos por aqui).



Graças a DEUS,esse ano as chuvas,apesar de algumas irregularidades,tem “aparecido” e mudado a”cara” da caatinga,pois quando caem as primeiras chuvas,logo vemos as mudanças,que elas trazem para as plantas ,que se “vestem”de verde,com uma rapidez inacreditável.



Durante esse mês de maio,as chuvas teem caído com muita intensidade,e deixado o homem do campo,muito feliz.

Aqui,no sítio da família,temos uma “barragem”(açude de pequeno porte)feita com pedras e cimento,que serve para armazenar a água,do riacho.Olhem só que lindo,ela transbordando,e enchendo nossos corações de esperança.



Algumas plantas,estão repletas de flores e as abelhas fazem a festa.

Eu passei o período de páscoa,lá no “meu cariri”,e pude aproveitar toda essa energia,que a natureza me passa...,andei muito no meio da caatinga verde,tomei banhos de “riacho”(pequeno rio),botei o pé na lama e pude ver que,esse ano as abelhas nativas vão produzir bem,pois já existem flores em abundância,por aqui.



Eu abri uma caixa matriz de jandaíra,(modelo inpa)para retirar a melgeira,que havia colocado,durante uma experiência,e ao retirar o mel,me surpreendi,pois ali havia 1,5 litros de mel,boa quantidade.
Esse mel,eu dividi,para mim,para meu irmão e para meu sobrinho;e ainda ficaram muitos potes de mel,no ninho e sobre ninho(ao redor das crias).



Enfim,estamos no período de fartura,para animais ,plantas e homens,que terão boa safra,em suas roças.

Espero voltar lá em breve,para passar momentos de prazer e alegria,em meio à abelhas e plantas,pois é lá que recarrego minhas energias.



Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB