domingo, 16 de outubro de 2011

Repensando a meliponicultura V.




Esse tema,tem sido bem discutido;aqui no blog e no fórum ABENA.

Foi com imensa alegria que recebi,um email de um dos maiores pesquisadores dos insetos sociais do mundo;o português João Pedro Cappas e Souza.

O mestre Cappas,como é chamado no ABENA,é uma autoridade mundial,nas pesquisas com formigas,cupins e abelhas nativas.Ele mantém em Portugal,o museu vivo de insetos sociais,"o Cappas insectozoo".


Apesar de ser conhecido e respeitado em todo o mundo,ele é muito simples e sempre está disposto a ajudar à esclarecer as dúvidas dos meliponicultores.



Caro Amigo Paulo Romero,


Um Pequeno Alerta.


Desde o Inicio do Planeta Terra os ecossistemas evoluem,uns que já foram florestas são agora desertos …tudo está em mudança .





Por isso eu sou a favor da salvação das Abelhas Sem Ferrão e outros insectos úteis e da sua introdução em outros lugares,para assim podermos criar bancos de apoios para a nossa sobrevivência na terra.Isso porque sem esses bichinhos estabilizadores de ecossistemas a nossa vida na Terra corre perigo.





Por isso é necessário haver aclimatações de espécies de uns lugares em outros.





Ninguém pode garantir que um determinado lugar com a as alterações climatéricas não desapareça rapidamente.


A floresta Amazônica é muito grande mas pode desaparecer toda em segundos devido a factores naturais .


O rio Amazonas que é tão grande já sofreu uma alteração entre a nascente e sua foz,pois inicialmente ele nascia no Brasil e desaguava onde nasce agora.





Por isso salvar abelhas,a fauna,a flora é uma obrigação que todos nós temos de ter.





Este ano na Argentina morreram milhares de milhões de ovelhas por causa das cinzas de um vulcão no Chile….A fome está se espalhando pelo mundo inteiro.Contra os Fenómenos da Natureza as leis dos Homens de nada serve …





Se o Homem consegue estragar a Natureza também a consegue reconstruir,mas tem de ter a matéria para o fazer.Se desaparecer uma abelha,como ele pode voltar a reintroduzir para refazer um ecossistema danificado?





Por favor,salvem o Planeta Terra para o bem de todos nós .


Um forte abraço,do Amigo Cappas.




Abraço.

Paulo Romero.
Meliponário Braz.