quinta-feira, 1 de março de 2012

De volta ao cariri paraibano.



Amigos.


Eu passei a última semana,lá no “meu cariri paraibano”,onde fui participar da missa de 30º dia de falecimento de meu avô(Manoel Braz),aproveitei para rever os familiares,a minha querida caatinga e as abelhas nativas.

 Mandacaru florido.

Graças a Deus,as primeiras chuvas caíram,reacendendo as esperanças e as forças do caririzeiro,que espera mais chuvas e em maior intensidade.


Com as primeiras chuvas,a caatinga tem uma “explosão”de vida,e se transforma numa imensa área verde.

Como estamos saindo de um período de seca,eu apenas fiz algumas revisões nas abelhas nativas;principalmente nas cupiras(Partamonas seridoensis),que estão muito bem.


Colônia de cupira,com destaque para a rainha.


Eu mantenho as cupiras em caixas racionais,além de manter algumas em estado natural(No cupinzeiro),para que elas possam enxamear para as áreas próximas à casa de minha mãe.


Essa semana foi revigorante,pois eu fiz;(juntamente com familiares)uma bela caminhada no meio da caatinga,com direito a banho de chuva e beber água(pura e cristalina),diretamente nos córregos.
Durante essa caminhada,encontramos uma moça branca,uma Cupira,duas africanizadas e um ninho de gangarro(ave que faz seu ninho no interior do cupinzeiro).


Imburana de cambão(Imburana de espinhos).

Pretendo ir lá novamente na páscoa,tomar banho de açude,dividir algumas jandaíras e recarregar as forças,no meio da caatinga.

Em destaque um pé de Cumaru(Imburana de cheiro).


Em breve trarei mais relatos e fotos de minha estadia,no cariri paraibano.


Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.


14 comentários:

Americo Costa disse...

É, amigo Braz, só quem é nordestino entende essa felidade de voltar ao seu torrão, pra sua origem...hoje me considero um privilegiado pois moro em minha cidade, Buriti Bravo, no sertão do Maranhão mechendo com minhas tiubas, uruçus e jataís. Quanto as Cupiras queria saber se a adaptção dela as caixas INPA é boa qual a média anual de mel dessas abelhas.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Américo,

realmente,só quem é sertanejo,sabe a alegria que é regressar ao seu sertão.

No caso das cupiras,..a espécie que eu crio é a Partamona seridoensis,endêmica do semiárido nordestino...A média anula de mel é baixa,em torno de um litro,se houver florada em abundância...

Abração.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Américo Costa disse...

... e quanto a adapção da cupiras em caixa INPA....é boa?

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Américo,
no meu caso,eu não utilizo caixa modelo INPA,para cupiras...uso um modelo horizontal(nordestina)e uma caixa de 25cmx25cmx25cm(em um único módulo).

Abração.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

ola amigo Paulo Romero,

eu tambem estive no cariri paraibano alguns dias e a caatinga esta ficando bonita com as chuvas que cairam por la e muito bonito ve a nossa caatinga se enverdecendo...

um abraco amigo .

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo,

realmente a nossa caatinga está ficando linda,mas espero que as chuvas se intensifiquem,para as coisas melhorarem de vez...

Abraço.
Paulo Romero.

Américo Costa disse...

Obrigado pelas informações professor...Tô indo agora fazer umas transferencia de umas Tiúbas dos troncos para umas caixas...pois tô mudando de endereço e os troncos são muito pesados.

disse...

OLÁ,SOU A ROSANA DO "GOSTO CAIPIRA" OBRIGADA PELO SEU GENTIL RECADO.
VENDO SEU BLOG,PUDE VER OS MANDACARÚS E EU TENHO AQUI PLANTADOS, APESAR DE SER DO INTERIOR PAULISTA ELE VAI MUITO BEM AQUI, NOSSO CLIMA É EXTREMAMENTE QUENTE E SECO,AS CHUVAS ESTÃO PARANDO E VEM A ESTIAGEM, JANEIRO E FEVEREIRO PERÍODO DAS CHUVAS APARECEM MUITAS FLORES, E A NOITE FICAM LINDAS!
DURANTE O DIA ELAS MURCHAM,IMPRESSIONANTE!
JÁ SOU TUA SEGUIDORA !
ATÉ!

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amiga Rosana,
obrigado pela visita e pelo comentário...Que bom que temos o mesmo amor pelas plantas.

Abraço.
Paulo Romero.

disse...

PAULO, SABE PQ GOSTO DE PLANTAS,PQ ELAS NÃO NOS FAZEM MAL,SEMPRE FAZEM O BEM,ENFEITA E DECORA NOSSA CASA E NOS DÁ ALEGRIA!
COISA QUE JÁ NÃO SE APLICA AOS SERES HUMANOS!
QUE FAZEM O OPOSTO DISSO A NÓS!

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amiga Rosana,
vc tem toda razão,as plantas só nos fazem o bem,a nós e ao planeta terra...

Abs.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Oi amigo vim agradecer sua visita e cometário lá no meu blog,gosto muito de plantas,adorei seu blog,vou segui-lo

Abraço.
Neide.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amiga Neide,

obrigado pela visita e por seguir meu blog.

Abs.
Paulo Romero.