quinta-feira, 1 de março de 2012

De volta ao cariri paraibano.



Amigos.


Eu passei a última semana,lá no “meu cariri paraibano”,onde fui participar da missa de 30º dia de falecimento de meu avô(Manoel Braz),aproveitei para rever os familiares,a minha querida caatinga e as abelhas nativas.

 Mandacaru florido.

Graças a Deus,as primeiras chuvas caíram,reacendendo as esperanças e as forças do caririzeiro,que espera mais chuvas e em maior intensidade.


Com as primeiras chuvas,a caatinga tem uma “explosão”de vida,e se transforma numa imensa área verde.

Como estamos saindo de um período de seca,eu apenas fiz algumas revisões nas abelhas nativas;principalmente nas cupiras(Partamonas seridoensis),que estão muito bem.


Colônia de cupira,com destaque para a rainha.


Eu mantenho as cupiras em caixas racionais,além de manter algumas em estado natural(No cupinzeiro),para que elas possam enxamear para as áreas próximas à casa de minha mãe.


Essa semana foi revigorante,pois eu fiz;(juntamente com familiares)uma bela caminhada no meio da caatinga,com direito a banho de chuva e beber água(pura e cristalina),diretamente nos córregos.
Durante essa caminhada,encontramos uma moça branca,uma Cupira,duas africanizadas e um ninho de gangarro(ave que faz seu ninho no interior do cupinzeiro).


Imburana de cambão(Imburana de espinhos).

Pretendo ir lá novamente na páscoa,tomar banho de açude,dividir algumas jandaíras e recarregar as forças,no meio da caatinga.

Em destaque um pé de Cumaru(Imburana de cheiro).


Em breve trarei mais relatos e fotos de minha estadia,no cariri paraibano.


Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.


Postar um comentário