quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Meliponicultura responsável.




“O meliponicultor é antes de tudo;um defensor das matas.”


Essa frase,retrata bem o sentimento de responsabilidade ambiental,que norteia a grande maioria dos meliponicultores(Criadores racionais de abelhas nativas).Eu disse “Grande maioria”,pois como em qualquer atividade,existem pessoas que não agem com responsabilidade,e praticam a “meliponicultura predatória”,derrubando árvores,para retirar uma colônia de abelhas.


Mudas de ora-pro-nóbis(Pereskia aculeata).

Mas eu vou falar da grande maioria,que são aqueles que defendem e plantam árvores,para que as abelhas possam encontrar néctar,pólen e resinas,imprescindíveis  para a sobrevivência das abelhas.

Mudas de aroeira-da-praia(Schinus terebinthifolius).
Além de plantar árvores,os criadores de abelhas,lutam para que as matas continuem intactas,e muitas vezes,sejam recuperadas.

Eu,faço parte desse “grupo”,que defende as matas e estou sempre plantando mudas de árvores nativas,próximo ao meliponário.

Mudas de mutre(Aloysia virgata).

É sempre recomendável,que ao realizar algum plantio de árvores melíferas,utilize-se espécies nativas do Brasil;pois as plantas “exóticas”,podem prejudicar o equilíbrio ambiental e trazer graves problemas ao meio-ambiente.


Muda de imburana de cambão (Commiphora leptopholeos).


Portanto,seja um defensor das matas.Crie,estude e proteja as abelhas nativas.

Com certeza,com as abelhas nativas protegidas,toda a natureza ganhará.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BEM! AMIGO PAULO ROMERO ESSE TRABALHO QUE VC FAZ, EU TENHO CERTEZA QUE AS ABELHAS AGRADECEM E TODA NATUREZA. ABRAÇOS NALDO DE TAPEROA PB

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Naldo!!

Obrigado por acompanhar esse humilde blog!
Com certeza,com as abelhas nativas protegidas,a nossa caatinga poderá ter um futuro melhor...

Abraço.
Paulo Romero.