quarta-feira, 21 de março de 2012

Domingo no sítio.

Amigos!




Nesse final de semana,aconteceu mais um encontro de meliponicultores,daqui da Paraíba.

Durante esses encontros,nós sempre trocamos experiência de manejo,para facilitar a vida dos meliponicultores e tornar o manejo cada vez mais prazeroso e simples.



Dessa vez,fomos à cidade de Rio Tinto(que fica à 60 km de João Pessoa),litoral norte do estado.




Esse encontro foi no sítio do amigo Heráclito,que dispõe de uma bela área,além disso,seu sítio ficar bem próximo à uma grande reserva de mata(a reserva dos guaribas)que fica nos municípios de Mamanguape e Rio Tinto(PB),e possui uma área total de mais de quatro mil hectares de matas preservadas.



Estiveram presentes:Vanildo,Marcos,Anaíldes,eu e o anfitrião(Heráclito),além de seu caseiro,que também ficou atento ao detalhes de uma multiplicação de scutellaris,que foi realizada.



O amigo Heráclito optou pela caixa modelo FO/INPA;pois,como ele tem pouca experiência com as abelhas nativas,acha mais fácil as multiplicações de colônias,nesse modelo de caixa racional.




Durante uma caminhada pelo sítio,com o amigo Vanildo,eu pude ver,em um (tronco caído)dois ninhos de mirins,depois vamos providenciar as transferências,pois onde elas estão podem ser pisadas por animais(bois).



Como sempre,esse contato com a natureza e com as abelhas nativas,é motivo de muita alegria para mim.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.