domingo, 24 de agosto de 2014

Divulgando a nossa meliponicultura.

Amigos.


Durante o tempo que mantenho esse blog,já conheci muitas pessoas de diversos estados brasileiros e até de fora do país;todas essas pessoas são amantes das nossas abelhas nativas,e com algumas delas a amizade só cresceu.É o caso do escritor de Jaguariúna,Santa Catarina,Mario Tessari.

Após um contato com meu amigo José Halley Winckler,da AME-Rio,conheci o Mario,e desde então a minha paixão pelas abelhas nativas e pela literatura só aumentou.
Com o apoio do Mário,participei de um projeto de um livro sobre as abelhas nativas,da sua série de livros”Conhecendo as amigas miúdas”,junto com meliponicultores de todo o país.Depois desse meu primeiro contato com esse mundo dos livros,e incentivado por Mario,resolvi escrever um livro,cujo título será´”Conhecendo as abelhas nativas do semiárido nordestino”.

Hoje recebi um email,onde Mario “falava”sobre esse livro,e ele pediu-me para publicar esse email em meu blog,e aqui está.

Paulo Romero, mesmo sendo jovem, é meliponicultor experiente, cuidadoso com os seres da Natureza e, especialmente, habilidoso no manejo das abelhas que produzem o delicioso mel medicinal que ele fornece aos apreciadores e às vítimas da gripe e da tosse.
As técnicas de manejo e o conhecimento das espécies de abelhas-sem-ferrão do Semiárido Nordestino credenciam Paulo Romero como um perito nas artes melipônicas: mestre com o qual os especialistas podem trocar ideias e com quem os novos meliponicultores podem aprender, de forma simples e prazerosa, as técnicas corretas e mais adequadas para cada situação.
Pois, agora, nosso mestre está prestes a se tornar um meliponicultor completo: da prática já consagrada à teoria impressa em um livro. A sabedoria que era transmitida oralmente a todos os interessados, logo, estará disponível neste blog.
CONHECENDO AS ABELHAS NATIVAS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO será o primeiro livro de uma série didática destinada a divulgar a importância dos polinizadores e da meliponicultura brasileira.
Precisamos comemorar, divulgar e interagir para a concretização desse projeto.
Mario Tessari.

O livro ainda vai ser revisado e aprimorado,mas já existe uma versão em PDF,para quem quiser ter uma ideia de como ficará depois das revisões.


Esse é o link,para ler e baixar o livro!

http://livrosdomariotessari.files.wordpress.com/2014/09/conhecendo-as-abelhas-nativas-do-semiarido-nordestino2.pdf

Abraço!
Paulo Romero.
Meliponário Braz.