sábado, 16 de junho de 2018

Alimentação Externa de Abelhas Nativas



Amigos; resolvi fazer essa postagem sobre a alimentação externa das nossas abelhas nativas; pois sempre recebo mensagens de amigos, querendo saber qual a melhor maneira de alimentar as suas abelhas nativas.


Como sempre escrevo aqui; cada Meliponicultor deve escolher a melhor maneira de realizar o manejo de suas colônias. Seja nos modelos de caixas racionais;  no tipo de alimentação complementar ; na maneira de multiplicar suas colônias e na maneira de realizar a importante tarefa de alimentar as suas abelhas nativas de maneira suplementar.


Existem alguns modelos de alimentadores para a alimentação suplementar líquida (Xarope), sejam internos ou externos e cada Meliponicultor saberá qual o melhor alimentador, para a sua realidade.


Eu, apesar de, em algumas colônias utilizar alimentadores internos; dou preferência ao alimentador externo; pois ele contribui para uma grande movimentação de “entra-e sai”, das abelhas, aumentando de maneira significativa à postura da rainha.



Como não sai da caixa, a rainha ao perceber a grande movimentação de abelhas entrando com alimento; repassando para as abelhas internas; essas depositando nos potes; outras abelhas construindo potes, desidratando o “néctar”...; ela terá a impressão que está acontecendo uma grande florada, e aumentará o ritmo da postura.
Para que esse método tenha os efeitos esperados, essa alimentação deve ser regular, ou seja, umas três vezes na semana e de preferência nos mesmos horários.


Uma coisa importante é não servir alimento em grandes quantidades; pois as abelhas ao recolherem o “xarope”, acrescentam a este, enzimas; e essas enzimas podem “faltar”, se forem muito "solicitadas"...necessitando de um tempo para voltarem aos níveis de produção normais.


O mais importante não é a quantidade de alimento fornecido; mas sim, a qualidade e a regularidade que é oferecida essa  alimentação.

Abraço
Paulo Romero
Meliponário Braz