Amigos!
A caatinga nordestina,possui uma beleza,que me deixa,a cada dia mais apaixonado por essa região,tão linda,tão forte e ao mesmo tempo,tão fragilizada pelas constantes agressões sofridas ao longo dos séculos.
Animais e plantas da caatinga,se adaptaram ao clima semiárido,onde chove pouco e de forma irregular,geralmente temos quatro ou cinco meses de chuvas e sete ou oito meses de seca;por ano.
A população que vive nessa região,tem procurado alternativas de convivência com os períodos de seca.Dentre as alternativas mais viáveis estão a apicultura/meliponicultura(criação de abelhas africanizadas e nativas),a caprinovinocultura(criação de cabras e ovelhas),a piscicultura(criação de peixes),o turismo rural e de aventura,etc.
Particularmente,sou apaixonado pelas abelhas nativas e embora ainda não consiga renda com essa criação,acredito em seu potencial e ajudo na preservação das espécies nativas do semiárido paraibano:jandaíra(melípona subnitida),manduri/rajada(melípona asilvai),cupira(Partamona seridoensis),dentre outras.
A diversificação das atividades econômicas,são imprescindíveis para que o pequeno agricultor consiga uma boa renda,para se manter na terra,e não seja obrigado a abandonar seu torrão e ir morar nas cidades,onde não existem as mínimas condições de receber esse homem do campo,que geralmente vai morar nas periferias das grandes cidades,sem ter perspectivas de mudar de vida.
Nossa caatinga é rica,só falta apoio,para que o sertanejo consiga se manter na terra,produzindo alimento para sua família de forma digna e honrada.
Nosso subsolo possui água em abundância,basta que essa água seja captada,para matar a sede dos animais,servir para irrigar as plantações e melhorar a vida de todos.
Nosso povo é trabalhador,honesto e forte,precisando apenas de condições para viver de forma digna nesse pedaço de Brasil;tão lindo e agradável e muitas vezes esquecido das autoridades.
Realmente espero que essa nossa realidade,seja transformada para melhor,em um futuro próximo e que a proteção ambiental,seja vista como prioridade,por parte da população e das autoridades.
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
O Nordeste é tão diferente daqui do sul,acho que para viver ai tem que ser muito resistente,não me imagino viver 6 meses sem chuva,por aqui chove quase todo dia.abraço adorei a posagem
ResponderExcluirQuerida amiga,
ResponderExcluirobrigado pela visita.
Realmente,a vida no semiárido nordestino é dura,e por isso mesmo,quem vive ali,é forte e adaptado à essa realidade...
Abraço.
paulo Romero.
Obrigada pela sua visita no meu blog, vim conhecer o seu também e estou gostando muito. Eu adoro saber sobre outras culturas, vou te seguir.. Do nordeste eu conheço a Bahia e RN, e tive a oportunidade de conhecer um pouco do semiárido no RN quando fizemos um passeio pelos arredores de Natal... Com certeza o povo que enfrenta a seca tem que ser muito forte!
ResponderExcluirQuerida amiga,obrigado pela visita e pelo comentário...
ResponderExcluirRealmente nosso semiárido é lindo...,mas apara viver aqui,é preciso ser antes de tudo forte...
Abraço.
Paulo Romero.
Olá Paulo!
ResponderExcluirQue lugar maravilhoso você vive... Há anos fui para o de apicultura em Aracaju e passei pela Paraíba. Amo o nordeste, pessoas alegres, criativas, sem contar as belezas naturais. A caatinga é fantástica e as abelhinhas se "esbaldam" nas flores!
Abraços!
Carina
Amiga Carina,
ResponderExcluirobrigado pela visita e pelo comentário...Realmente o meu nordeste é lindo!!
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.