Muitos meliponicultores,que sempre foram “criadores de abelha”(pois não conheciam técnicas racionais de criação),hoje em dia,já dominam os segredos dessa prazerosa e importante atividade.
A cada dia,as abelhas nativas do nordeste,são criadas por todo esse país,e mostram a sua força,impulsionando a meliponicultura nacional.
Dentre as abelhas nativas do nordeste brasileiro,que se destacam na criação racional,algumas tem uma importância significativa,pois são ótimas produtoras de mel,são bem adaptadas as caixas racionais e tem se adaptado a quase todos os estados brasileiros.
Bons exemplos dessas abelhas,são:a uruçu nordestina,a jandaira,a mandaçaia da caatinga,a manduri/rajada,a tubi,a tiúba e a moça branca.
Foto tirada,pelo amigo Jansen,do blog: Melíponas da Paraiba.
É claro,que existem outras espécies que também tem,seus valores e seus admiradores,afinal,o Brasil é um país rico em espécies de abelhas nativas;(apenas estou falando das principais de nossa região nordeste).
Assim,como muitos irmãos nordestinos,ajudaram no desenvolvimento do nosso país,as nossas abelhas nativas,também estão ajudando a desenvolver a meliponicultura,e conseqüentemente,estão saindo da lista de espécies ameaçadas de extinção.
E isso é algo muito positivo,pois a cada dia,mais pessoas estão conhecendo e ajudando a preservar as nossas abelhas.
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
2 comentários:
Boa noite caro senhor, escrevo-lhe de Portugal. Far-me-ia um grande favor se me podesse fornecer as medidas para a construção de uma caixa (colmeia) pois não consigo encontrar essa informação por cá-
Meu endereço de email é: santosmadeira@hotmail.com, e meu nome:
Fernando Santos Madeira
Norte de Portugal - Arcos de Valdevez
Aceite os meus cumprimentos e desde já agradecido pela atenção dispensada
Bom dia, eu moro aqui no cariri cearense, Missão Velha, estou interessado em iniciar uma criação de abelha sem ferrão
Postar um comentário