quinta-feira, 17 de junho de 2021

Caixas modelo nordestino,para abelhas jandairas.

 Amigos...

    Um dos aspectos de grande importância para o manejo racional das abelhas nativas,é a padronização das caixas.

    Claro que a questão dos modelos de caixas racionais,já bem debatido ,é uma questão de escolha pessoal de cada meliponicultor...Ou seja,cada um se adapta à determinado modelo,e tem mais facilidade de manejo com esse modelo.

    Para a abelha Jandaira (Melipona subnitida) , basicamente dois modelos são os mais utilizados: O modelo I.N.P.A, e o modelo nordestino.

    Eu ,apesar de utilizar esses dois modelos de caixa ,ultimamente tenho me dedicado à padronização de um meliponário ,só com as caixas do modelo nordestino(Horizontal),e com as seguintes medidas  50 x 09 x 10 centímetros.




    Essas medidas já são utilizadas por alguns meliponicultores amigos,daqui da Paraíba ,e eu tenho observado um bom desenvolvimento dos enxames,com essas medidas;principalmente nos meliponários urbanos.


    Em breve estarei realizando uma postagem,com o meliponário ,com essas caixas,


Abraço.

Paulo Romero.

Meliponário Braz.

João Pessoa,PB.


    

    


 

sexta-feira, 12 de março de 2021

A abelha "canudo"

 Olá amigos!



Dentre as espécies de abelhas nativas ,que eu crio de maneira racional ,uma espécie tem me surpreendido positivamente:é a abelha "canudo" (Scaptotrigona depilis).





Essa "abelhinha" ,adapta-se muito bem à criação racional e,mesmo em ambiente urbano(Onde mantendo um dos meus meliponários) ,elas desenvolvem-se bem ,sem necessitarem de alimentação suplementar;o que não acontece com as meliponas,por exemplo.


O seu tamanho(Pequeno), e o número de "operárias",talvez seja um dos motivos desse desenvolvimento tõa dos enxames.




Como são abelhas "pequenas",conseguem realizar "coletas" em diferentes tipos de flores e até,aquelas consideradas "ervas daninhas" ou "mato" ,lhes fornecem importantes fontes de alimento(Néctar e pólen). Em alguns casos ,as abelhas maiores(Scutellaris,por exemplo),não conseguem realizar uma coleta eficiente nessas diminutas flores.


Essa espécie tem uma grande eficiência na polinização,e é utilizada em algumas regiões,para aumentar a produtividade das culturas agrícolas.



Abraço!

Paulo Romero.

Meliponário Braz.

João Pessoa,PB.