“Apimeliponicultura”,palavra bonita,e que ultimamente tem sido muito usada;principalmente nos fóruns da internet,sobre:Apicultura e meliponicultura.
Mas,será que a meliponicultura nacional,só poderá ser conhecida e respeitada,se for “atrelada”à apicultura?(quero deixar claro,que não tenho nada contra os apicultores,apenas acho que a meliponicultura pode sim,ser uma atividade importante e ecologicamente sustentável,independente da apicultura,pois essa já está consolidada,em nosso país).
Outra questão:existe uma grande resistência,por parte de muitos “defensores”da natureza,de se levar espécies de abelhas nativas,de uma região do país,para outra,por representarem perigo,para a fauna daquela região.Não se esqueçam, que estamos falando de abelhas nativas do mesmo país,( que hoje se encontram em diferentes regiões geográficas)e não de introduzir espécies exóticas em nosso território.
Eu acho,que o mais importante desse questão,é saber se as abelhas estão sendo bem cuidadas;se o meliponicultor está dominando as técnicas racionais de criação da espécie;se o processo de multiplicação está ocorrendo de acordo com o esperado;se as abelhas estão bem adaptadas as condições climáticas e se elas estão livres do processo de extinção,que para mim é o mais importante dessa questão.
Sei,que essa questão é polêmica,mas acho que:Se são nativas do mesmo país,não haverá impacto ambiental...Quem garante que,antes do descobrimento do Brasil,e até depois,essas abelhas não habitavam as mais diferentes regiões desse país continental?E,devido à muitos fatores,inclusive a destruição de seus habitat’s,elas se refugiaram em determinadas regiões,por terem sidos expulsas de muitas partes do território.
Uma coisa é certa:os meliponicultores,tem uma grande importância na preservação das abelhas nativas,e portanto,merecem apoio,respeito e merecem ser tratados como aliados,na proteção e preservação da natureza e nunca como ameaça à preservação das abelhas nativas.
Espero,que em um futuro bem próximo,a meliponicultura seja vista,como umas das atividades de menor impacto ambiental(quando realizada de forma responsável)e que as abelhas nativas,possam ser criadas por todo esse país,afim de salvar muitas espécies da extinção,que já é vista por alguns recantos do país.
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
Amigo Paulo Romero,
ResponderExcluirparabéns pela matéria, a meliponicultura merece o nosso respeito e dedicação, pois é uma ferramenta fundamental para manutenção das florestas e da biodiversidade.
Abraço.
Christiano figueira
Rio de Janeiro
http://abelhasdobrasil.blogspot.com
Amigo Christiano,
ResponderExcluirobrigado pela força.Com certeza,temos que lutar diariamente para que a meliponicultura seja vista como parceira na proteção da natureza,pois esse é o nosso grande objetivo.
Abraço.
Paulo Romero.
Amigo Paulo Romero, comcordo plenamente quando você diz que a meliponicultura é aliada da preservação ambiental ( quando feita da forma correta, mas não concordo de criar abelhas de outras regiões em area de não ocorrencia. temos que ter em mente que o nosso pais tem medidas continrntais é apenas uma questão de fronteiras geopoliticas e não ambientais.
ResponderExcluirAmigo Flávio,
ResponderExcluirobrigado pela visita e pelo comentário.
Veja bem,em meu ponto de vista,as abelhas nativas brasileiras,sempre habitaram todos os recantos do país,sem haver separação,por regiões;mas a degradação ambiental(queimadas,corte de matas,poluição,etc.),fez com que muitas espécies desaparecessem de algumas regiões.E,algumas que conseguiram,migraram para outras regiões,à procura de melhores condições ambientais...
Abraço.
Paulo Romero.