Amigos!
As abelhas nativas sempre nos trazem boas surpresas.
Sempre que estamos no manejo diário,aprendemos algo de novo,vemos cenas belas e interessantes,algumas bem intrigantes,como pude presenciar nesse último domingo(11/09/2011),uma espetacular revoada de urucus nordestinas(Melípona scutellaris).
Claro que eu já havia,lido e ouvido falar a respeito desse fenômeno,mas entre ver fotos,vídeos e relatos,e presenciar o fato,é algo bem diferente,com certeza.
Estávamos,eu,Tadeu Leite e Moacir Montenegro(meliponicultores e amigos),na casa de Tadeu,onde iríamos fazer algumas divisões e revisões nas caixas de urucus.
Enquanto nos preparávamos,para iniciar as divisões,nosso amigo Moacir,nos alertou para o fenômeno que estava começando:centenas de abelhas,em um espetáculo fascinante,faziam um verdadeiro balé,como se estivessem hipnotizadas,obedecendo à um comando que não sabemos de onde partiu.
Aproximamos-nos,e ficamos contemplando aquele “show”particular.Tadeu já pegou 3 cervejas,para comemorar aquele momento tão enigmático,quanto fascinante.
A revoada demorou mais de 30 minutos,e tinha momentos de “alvoroço”e momentos de “calmaria”,pois as abelhas alternavam seus movimentos,ora bem frenéticos,ora apenas realizando passos de um verdadeiro balé,bem sincronizado e organizado.
Observamos,que as abelhas saíam de uma caixa,próxima de onde estávamos.Demos uma olhada rápida,nas outras cixas,para ver se as abelhas também saíam delas,mas vimos apenas o movimento normal.
Eu acho,que as abelhas fazem esse ritual,como forma de comemoração,pelos bons estoques de alimento,pela primavera que está aí,pelo belo espaço que dispõem para forragearem,enfim,é uma forma de se alegrarem e alegrarem à quem assiste esse balé .
Ficamos observando,e depois de algum tempo,pudemos ver que a quantidade de abelhas estava diminuindo,até voltarem completamente para suas caixas de origem.
Tadeu cria uruçus,à mais de 3 anos e nunca havia presenciado esse maravilhoso fenômeno.
Vejam,o vídeo abaixo.A qualidade não é tão boa,mas dá pra se ter uma idéia.
http://www.youtube.com/watch?v=vxoOVP7T9kg
Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
Olá amigo. Já vi muitas imagens na NET dando conta desse fenômeno que parece ser próprio da abelha Uruçu, e até mesmo para meliponicultores acostumados com a lida das ASF, tal fenômeno se torna algo inédito e por isso mesmo digno de nota. Mas, quando se trata da natureza, do meio natural, devemos crer que tudo deva ter uma explicação racional; e enquanto não aparece essa explicação a solucionar esse mistério para os meliponicultores, vamos nos apegar a uma passagem que li, anos atrás, em um livro de um meliponicultor, que facultava tal movimento misterioso das abelhas Uruçus a uma celebração da vida, a um sentimento de dever cumprido; de que, uma vez as reservas alimentícias (potes de mel) estarem em um nível seguro, agora só restava às Uruçus uma "festa" entre os componentes das colônias próximas. Um abraço. Fco Mello
ResponderExcluirGrande Paulo Romero
ResponderExcluirFicaram muito boas às fotos e o vídeo, um espetáculo realmente incrível de presenciar!
Esse domingo vai ter mais?
Falei com o meu vizinho sobre formar um grupo para discutir sobre as Abelhas Nativas, ele ficou bem empolgado e deseja participar da próxima reunião na casa do Tadeu.
Até a próxima!
Amigo Moacir,
ResponderExcluirobrigado pelo comentário.
Que maravilha,que estão surgindo mais meliponicultores ...,com certeza a casa de Tadeu será nosso "meliponário escola",pois tem uma boa localização,boas colônias e uma cerveja super geladaaaaa,rsrs.
Abração.
Amigo Francisco,
ResponderExcluiresse realmente é um momento de "comemoração",pois a primavera está aí,e as colônias terão boas reservas alimentares,e deverão aumentar muito suas populações(concordo com o que vc disse).
Abração,e obrigado pela visita e pelo comentário.