segunda-feira, 21 de setembro de 2009

As plantas apícolas do semiárido paraibano.

No semiárido nordestino,existe uma grande diversidade de plantas nativas e outras que foram introduzidas pelos pesquisadores.
Um exemplo bem sucedido de plantas que foram introduzidas e que se adaptaram muito bem a região é o caso da algaroba,que é uma ótima produtora de madeira (de ótima qualidade),utilizada para fazer carvão,lenha e,principalmente,a construção de cercas.

A algaroba também produz uma "vagem",que é muito apreciada pelos animais,e fornece energia aos mesmos,além de ter muitos usos na indústria.Para as abelhas nativas ela tem sua importância,pois,na época da seca,(meses de setembro à fevereiro)quando a mata nativa parece morta,ela está com flores à disposição das abelhas.

Flores de marmeleiro.

Outros exemplos são:o nim indiano e a leucena,que estão sendo aos poucos introduzidos em nossa região,com o intuito de melhorar a alimentação dos animais e ajudar a preservar as matas,evitando que se corte um grande número de árvores nativas .
Todas as vezes que alguém precisar de madeira,para as construções do dia-a-dia,utilizará as árvores que foram trazidas de "fora",diminuindo o impacto sobre o meio ambiente.

Flores de catingeira.

Dentre as espécies nativas,do semiárido nordestino,existem algumas que se destacam,pela grande produção de néctar e pólen:marmeleiro,catingeira,malva,maniçoba,muçambê,jurema,anjico,amarra cachorro,mufumbo,maria velha,capa bode,dentre tantas outras.

Flores de jurema.

Algumas espécies de árvores nativas do semiárido,florescem durante o período da seca:o juazeiro,o pereiro,o feijão de boi,a craibeira e o imbuzeiro,são bons exemplos,justamente nesse período quando a maioria das plantas estão "secas";aparentemente sem vida,essas árvores estão verdes e com muitas flores,uma maravilha para as abelhas e,depois quando as flores virarem frutos,servem de alimentos para os animais.

Flores de malva.

O meliponicultor,também deve cultivar plantas que ajudarão,na manutenção de suas abelhas nativas em períodos do ano,em que as flores não estão disponíveis para as abelhas;algumas plantas de fácil manejo e que são boas fontes de néctar e pólen são:amor agarradinho,ora-pro-nóbis,coroa-de-cristo,ipezinho de jardim,xanana,manjerição,erva cidreira,etc.Todas essas plantas,manteem uma floração,por quase todo o ano e isso é muito importante para a manutenção do meliponáro.

Flores de maria velha.

O meliponicultor pode alimentar as abelhas,na falta de floração,mas essa é apenas uma alternativa;pois se houverem flores a disposição das abelhas elas com certeza vão preferi-las.

Flores de muçambê.


Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz
João Pessoa,PB

4 comentários:

Anônimo disse...

QUE FOTO LINDA PAREÇE UM QUADRO,PARABÉNS.

Anônimo disse...

Com toda certeza essas plantas fazem toda a diferença ,para as pessoas e para os animais.

JOSE LUIZ disse...

Paulo!
Parabéns pelo excelente artigo relacionando as principais plantas do semi-arido que servem como fonte de polen ou nectar a nossas abelhas silvestres nativas!
Muitas dessas plantas encontram ambiente propício também aqui no Mato Grosso.
Sua relação permitiu-me reconhecer a mussambê, que está florindo agora, outubro, em Cuiabá/MT, nos canteiros e algumas laterais de uma avenida perto de minha casa!
Abraços, José Luiz - de Cuiabá - MT

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Zé Luiz,

obrigado pelo comentário,...com certeza,muitas dessas plantas,que são nativas do nordeste,se dão bem na maior parte do país e isso é muito bom para as nossas asf.

Abraço.
Paulo Braz.