domingo, 20 de janeiro de 2019


Abelha Jandaira , a rainha do sertão nordestino.


Amigos, no ano de 2017, apesar de o nosso semiárido está atravessando a maior estiagem da nossa história; tivemos boas novidades nos estudos das nossas abelhas nativas!

Houve o lançamento do livro sobre a abelha jandaira,intitulado :Abelha jandaira,no passado,no presente e no futuro !

Resumo:
No nordeste brasileiro, a abelha jandaíra tem enorme popularidade, sendo também
uma importante polinizadora. Este livro trata do conhecimento tradicional, dos relatos históricos, da distribuição geográfica, da criação, do mel e da contribuição do conhecimento científico para uso e conservação da jandaíra. O futuro desta abelha está em nossas mãos, e cada um de nós tem um papel na manutenção do ambiente onde ela vive. Como dizia o Pe. Huberto Bruening, “se queremos salvar nossas jandaíras está na hora de fazê-lo, com decisão. São raras e caras”.
FICHA TÉCNICA:

Editores: Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, Dirk Koedam, Michael Hrncir
Editor associado: Paulo R. Menezes
Título: A abelha Jandaíra: no passado, no presente e no futuro
ISBN: 978-85-5757-069-6
Editora: EdUFERSA
Ano: 2017
Páginas: 254


Sem dúvidas, essa obra, só enriquece a nossa meliponicultura nordestina e nacional;ajudando aos meliponicultores ,no manejo racional dessas abelhas nativas e divulgando a nossa meliponicultura!

Eu, como sempre, fui um privilegiado; pois recebi um exemplar do livro, e com uma dedicatória de dois dos Meliponicultores que participaram da elaboração dessa importante obra; meus amigos, Chagas e Selma .




A nossa “Rainha dos sertão”,continua apaixonando novos e antigos meliponicultores;graças à sua rusticidade,produtividade e adaptação a criação racional.

Link,para baixar o livro :https://edufersa.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/27/2017/10/abelha-jandai%CC%81ra-livro-eletronico.pdf


Viva a nossas abelhas nativas!


Abraços!
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.