sábado, 31 de outubro de 2009

Abelhas nativas,brasileiras.





(Foto tirada por Paulo Romero,em destaque um galho de umburana com um colônia de jandaira)

Segundo algumas literaturas,existem mais de 400 espécies de abelhas nativas no mundo;dessas,mais de 300 espécies estão no Brasil. Quase a metade delas estão em risco de extinção,devido,principalmente,a destruição das matas nativas.

As abelhas nativas,dividem-se,basicamente em dois grupos: As melíponas e as trigonas...Além das abelhas solitárias e semissociais...

Entre as melíponas,podemos destacar: jandaira(melipona subnitida),mandaçaia (melipona quadrifasciata),uruçú(melipona scutelaris),manduri(melipona marginata)entre outras.

Entre as trigonas,podemos destacar:moça-branca(frieseomelita varia),jataí(tetragonista angustula),mosquito(plebeia ou friesela),iraí(nannotrigona testacocieformes),entre outras.

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE MELIPONAS E TRIGONAS:

MELIPONAS:
-São abelhas maiores;
-fazem a boca de entrada da colônia com geoprópolis;
-fazem estrias,na entrada da colônia;
-tem sempre um vigia na entrada da colônia.

TRIGONAS:
-são abelhas menores;
-a entrada da colônia tem cera ,ou nada;
-possuem as patas traseiras maiores;
-tem sempre vários vigias,na entrada da colônia.

SUBSTITUIÇÃO DE RAINHAS

As melíponas substituem as rainhas com facilidade.Das abelhas da colônia,que nascerão, de 10 a 25% são rainhas virgens (princesas),que podem substituir a rainha ativa,caso a mesma morra,ou esteja velha.

As trigonas são diferentes;o que vai determinar a sua função na colônia é a alimentação fornecida à determina fêmea em uma célula especial,com maior espaço para o acúmulo dessa alimentação(realeira)


As trigonas têm um processo de substituição da rainha,bem complicado.
Em determinadas épocas do ano,quando existe florada em abundância,a colônia sempre vai ter realeiras (células maiores,que darão origem a a uma rainha).Já,quando as floradas não existem,ou estão escassas(época da seca),essas realeiras também serão raras.Se nessa época,por algum motivo a rainha morrer,a colônia vai fracassar.

Os meliponicultores devem sempre fazer trocas de enxames,para evitarem a consanguinidade das abelhas(cruzamento de indivíduos de uma mesma família).
Outra coisa que pode ser feita para evitar a consanguinidade das abelhas,é quando for fazer a divisão das colônias;pegar discos de cria de duas colônias diferentes e abelhas de outra colônia,ou seja,para se obter uma nova colônia,usa-se material de três colônias.

Entre as melíponas,existem algumas espécies que são genuinamente nordestinas:a jandaira,a uruçú nordestina ,a mandaçaia da caatinga,a manduri/rajada..Essas abelhas conseguiram se adaptar ao clima semi-árido,onde as chuvas são poucas e mal distribuídas,com temperaturas altas durante o dia e frio durante a noite.
Essas espécies são de fácil adaptação ao criatório racional,sendo as mais criadas na região nordeste.


Se você deseja começar a criar abelhas nativas,o primeiro passo é estudar sobre o assunto(se você ainda não dominar as técnicas de criação racional),visitar um meliponicultor experiente,para lhe passar algumas dicas;construir ou comprar as caixas,conseguir as colônias na natureza,através de "iscas"ou adquirir de  um meliponicultor.

CAIXAS ISCAS


Uma forma simples e funcional de se conseguir enxames é usando caixas iscas.Essas caixas são simples de construir,funcionam muito bem e você não precisa cortar árvores para conseguir sua abelhas.

As caixas iscas podem ser de madeira,isopor,garrafa pet;e o que sua imaginação mandar.
No caso das garrafas pets,essas devem estar bem limpas,você deve passar uma solução de cerume ou própolis, com álcool de cereais,no interior da garrafa ,para atrair as abelhas;também enrole uma lona preta ou papel alumínio,para escurecer a garrafa.Faça um furo na tampa,e coloque perto de alguma colônia natural.Fique sempre observando a isca,se você perceber que as abelhas estão entrando na caixa isca,espere alguns meses para que elas construam os discos de cria,potes de alimento,enfim,formem uma nova colônia com condições de ser transferida para a caixa racional.



Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.