quinta-feira, 13 de maio de 2010

Abelha moça branca.


Dentre as espécies de abelha nativa,que eu tenho atualmente,existe uma que para mim é muito especial:é a moça branca.

Eu considero essa abelhinha especial,porque,apesar de ser bem pequena,ela é muito forte,rústica,boa produtora de mel e com grande poder de recuperação de suas colónias.

Elas produzem em média um litro de mel,por ano,mas podem tranquilamente chegar a dois litros se houver boa florada.

Por pertencerem ao grupo das trigonas;elas para serem divididas precisam de uma realeira(no caso,casulo real),do contrário não se obtém êxito na divisão.Esse casulo,é facilmente reconhecido pelo meliponicultor,pois tem o tamanho bem maior que os demais(o dobro)e só existe um ou dois por colônia,dependendo da época do ano.

Para localizar o "casulo real",deve-se ter muito cuidado e paciência,senão perde-se muitas crias,que são muito frágeis e se "quebram"com facilidade.

São abelhas muito mansas,portanto indicadas para criação racional,pois não "mordem" e isso facilita muito o manuseio da caixa,no momento das revisões e da coleta do mel.
Devido à esse comportamento,elas são indicadas para aulas de educação ambiental.

Essa abelhinha ainda é encontrada com certa facilidade por aqui,inclusive, algumas pessoas a chamam de “mosquito”(quando na realidade,o mosquito seria plebeia).



Um fato que me chama atenção,é que a maioria dos seus ninhos são encontrados em imburana,árvore que tem grandes ocos;o que se imaginaria era que,por ser a moça branca bem pequena,ela utilizaria árvores mais finas,como a catingueira,por exemplo.

Recentemente,eu encontrei duas colónias em troncos de imburana;uma dessas colónias à +ou- dois metros de altura e outra,com um metro de altura(a entrada da colónia).

Só quem conhece essa abelha,para ver o quanto a sua cera é macia,fácil de ser manipulada,cheirosa(com um cheiro muito grande de resina de imburana);e o sabor de seu mel,um gosto ácido,que também lembra a imburana,segundo o povo do cariri,esse é um dos méis mais medicinais que nós temos;com a palavra os estudiosos.


Para mim esse mel é muito bom,sempre que estou por lá,tiro um pouquinho pra saborear.

Outra cacterística dessa abelha são suas crias,ao invés de serem em discos como estamos acostumados a ver;são em forma de cachos,realmente muito bonitas.

Eu utilizo caixas racionais de dois modelos,para essa abelha:uma horizontal,que mede 40cmx15xcmx15cm/.E outra vertical:20cmx20cmx25cm,de altura.

Deve-se colocar uma folha de acetato,por baixo da tampa da caixa,pois,por ser transparente,permite uma boa visão do interior da caixa,sem a necessidade de interferir diretamente no equilíbrio da colônia.Por cima desse acetato,coloca-se um emborrachado escuro e depois a tampa.



OBS.:As duas colónias naturais,que eu encontrei em imburanas,continuam exatamente no mesmo lugar,pois,jamais eu iria cortar o tronco de uma árvore como a imburana,para tirar essas abelhas(nem permitirei que ninguém as tire)elas são bem perto de casa e servirão de atração para meus amigos,que vem nos visitar,e não conhecem essa abelha,em seu estado natural.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

9 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,

Agora acho que já está ok, eu tentei colocar a foto com copiar e colar, do
gmail e acho que não funcionou, acho que ele leva o link e depois ficava
apontando para uma pagina que precisava de login.

Um abraço e obrigado por visitar o nosso Blog.

Eu gostei bastante da matéria da Moça Branca, que você publicou.

Um abraço,

José Halley Winckler

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Winckler,seja sempre bem vindo ao meu humilde blog.

Abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Paulo pretendo começar a criar Frisiomelitta (moça branca) e gostaria de saber qual o modelo de caixa racional para essa abelhinha.
Obrigada. Vanja Duarte

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo...,
eu uso o modelo horizontal de 12x12x35cm(largura,altura e comprimento)

Abraço.
Paulo Romero.

JOSE LUIZ disse...

Paulo Romero, gostei desse artigo, estava procurando sobre a moça branca na internet e achei teu blog com a materia! É que estou comprando um enxame de um criador aqui no Mato Grosso! Realmente é uma abelha com estrutura interna da colmeia muito bonita!

Unknown disse...

caro amigo to com uma duvida e tau-veis voce possa me ajuda tenho que retira umas abelas justamente moça branca mais tem um problema ela estão localizada bem na passagem do tralha de quem vai pra rosa do meu pai ateia ta moleza e só eu fica pastorando ate 6:00 horas da noite mais a mia duvida qual o horo que devo começa a tira elas pra dentro das caixas?????

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Anastácio,
veja só...preferencialmente,o melhor horário para se transferir abelhas,é de manhã,pois elas terão todo o dia para organizarem as coisas.Mas se não der,pode ser em outro horário.
O importante é levar a caixa para o local definitivo(casa,meliponário)ao anoiteçer,para que todas as campeiras já tenham retornado para dentro da caixa.
Você pode transferir e levar para casa,no mesmo dia,sem problemas...,se por acaso ficar alguma campeira fora da caixa,não haverá problema,pois elas são bem rústicas e mesmo sem todas as campeiras se recuperarão.
O importante nesse processo,é colocar a rainha na caixa,e evitar romper muitas células de cria,pois poderá atrair os forídeos...

Abraço.
Qualquer dúvidas pode perguntar,boa sorte.
Paulo Braz.

Unknown disse...

paulo só tenho a agradecer pois já to com mais amimo de criar abelha sem ferrão já mandei fazer as caixa tem uma ceraria de fundo de quintal perto da mia casa e o dono me falo que tem uma tora de emburana de cheiro que tinha sido cortada de um terreno que a prefeitura ta construindo uma poli clinica me fala tem problema o tem que ser com outra madeira a que to te perturbando tem com você manda o modelo da caixa. Desde já agradecido!

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Anastácio,
quanto a madeira,ser imburana de cheiro,não haverá problemas,desde que ela esteja seca,pois qualquer madeira verde,poderá criar môfo...

Em relação as medidas da caixa,vc poderá optar por dois modelos:um horizontal 40cm(comprimento)x20cm(largura)x20cm altura,medidas externas...,internamente vai ficar com menos,dependendo da expessura da madeira...,e outro modelo com:25cmx25cm e 20cm de altura.

Se vc quizer,pode me mandar seu email,que posso te responder por lá...,qualquer coisa,estou as ordens...

Abraço.
paulo Braz.