terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Caixas racionais e suportes para abelhas nativas.





A criação racional de abelhas nativas(meliponicultura),está em pleno desenvolvimento.
A cada dia surgem novas técnicas racionais de manejo;modelos e medidas de caixas;tipos de suporte(para as caixas);alimentação artificial;técnicas de divisão,enfim,cada meliponicultor vai se adaptar e escolher,a melhor forma de manejar as suas abelhas.


Um dos fatores,que nos fazem decidir por um determinado modelo de caixa racional,é saber qual é o objetivo da criação:se você quer produzir mel;se vai apenas reproduzir as famílias,afim de vender novas colônias ou se apenas sua criação será um hobby.

Caixa modelo FO/INPA.

Caixa horizontal/Nordestina.

Além dos modelos de caixas;o suporte,também tem a sua importância,e deve ser escolhido de acordo com o espaço disponível,para colocar as caixa.

Suporte individual(onde apenas uma caixa é colocada,sobre esse suporte.É preferencialmente utilizado por pessoas que dispõem de bastante espaço,ou criam espécies territorialistas).


Suporte coletivo ou prateleira(geralmente coloca-se as caixas próximas umas das outras.É usado principalmente,quando o espaço disponível é limitado).


No caso dos suportes individuais,o manejo é bem mais fácil e tranquilo,pois você terá um bom espaço para executar as tarefas de rotina(revisão,alimentação,divisão);além de não ter problemas na hora das divisões(com brigas das abelhas).



Já as prateleiras,requerem um maior cuidado,na hora desses manejos,pois,devido a proximidade das caixas racionais;as brigas são constantes,sobretudo depois das divisões(onde as abelhas ficam agitadas e estressadas,e entram nas caixas próximas,ocasionando mortes).


Uma boa alternativa,na hora de divisões,para evitar brigas e mortes de abelhas(nas caixas,que estejam em prateleiras)é fechar as caixas vizinhas,até que as abelhas se acalmem e comecem a se organizarem na nova morada.


Essas são apenas algumas dicas,pois nesse mundo da meliponicultura;cada meliponicultor deve escolher a melhor maneira de realizar as tarefas do dia-a-dia,tornando essa atividade cada vez mais prazerosa e interessante.


Desejo um feliz natal e um 2012,cheio de realizações,muita saúde e paz,para todos.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

11 comentários:

JOSE LUIZ disse...

Paulo,
gostei desse artigo, e da dica envolvendo meliponarios onde as caixas ficam juntas em prateleiras, sugerindo que após divisão, feche-se as demais até que o novo enxame dividido se estabilize, evitando assim brigas e abelhas entrando em caixas erradas, causando-lhes a morte. Muito boa essa dica. não tinha pensado nisso!
Obrigado!

Hermano Alves disse...

SUAS TÉCNICAS REVOLUCIONA
A TODO POVO DO SERTÃO
TRAZENDO MAIS MELHORIA
E UMA BOA OPÇÃO.

HERMANO ALVES - POÇO VERDE SE

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Zé Luiz,
a cada dia,em contato com as abelhas nativas,vamos aprendendo novas coisas e facilitando o manejo...,obrigado pela visita!!

Paulo Braz.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

AMIGO HERMANO,OBRIGADO
PELA VISITA,IMPORTANTE
CADA VEZ,EU FICO HONRADO
É MUITO GRATIFICANTE!!

Paulo Braz.

Anônimo disse...

Paulo,
excelente,vc mesmo que constroi as caixas?São necessárias muitas ferramentas?

Abraços.

Roger Leal
lealcampos@gmail.com

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Roger,
as vezes eu me arrisco na fabricação de alguns modelos(os Horizontais,por exemplo,pois são bem simples de fazer),mas a maioria eu encomendo em marcenarias...

Abração.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Parabéns! São necessárias muitas ferramentas para construção da própria caixa? Abç.
Roger Leal
lealcampos@gmail.com

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Roger,
para construir as caixas,o ideal é comprar as tábuas já cerradas na medida padrão,para cada espécie,aí fica bem fácil montar as caixas....,Geralmente onde eu adquiro as tábuas,"eles"tem esse serviço de serrar,lixar...

Abs.
Paulo Braz.

Anônimo disse...

Olá amigo Paulo Romero.

Muito bom esse artigo, ajuda muito a quem se interessa em engressar neste maravilhoso mundo da meliponicultura,como eu.

Gostaria que você me mandasse as medidas da caixa horizontal para cupira e quero saber se elas se adaptam bem a esse tipo de caixa.

Desde ja agradeço.

João

São Miguel-RN

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo João!
Agradeço à visita e o comentário,isso me ajuda a continuar nessa atividade tão prazerosa e tão importante para a natureza...

Me mande seu email,pois assim posso te passar as medidas e dicas da criação das cupiras...

Meu email paulo_farias1973@hotmail.com

Abração!
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá amigo Paulo Romero,

o meu email é: fjoaodedeus@yahoo.com

João

São Miguel-RN