quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Poesia sobre meliponicultura no nordeste brasileiro.

O amigo Joaquim Pífano, apicultor de Portugal, em visita ao meu blog me propôs um desafio: fazer uma poesia falando da meliponicultura no Nordeste Brasileiro. Mesmo sem ser poeta, aceitei o desafio e aqui está o resultado!

A Meliponicultura no Nordeste Brasileiro
Autor:Paulo Romero.

Meu amigo Joaquim, de Portugal
Apicultor experiente e respeitado
Me fez um desafio sem igual
Falar da Meliponicultura em meu estado

As abelhas nativas do nordeste
São fortes e se adaptam muito bem
E o homem por ser cabra da peste
Sabe dar o valor que ela tem

Manduri, Canudo e Jandaíra
Hoje é mais difícil de encontrar
Jataí, Mosquito e a Cupira
Só encontro muito Arapuá

No nordeste a criação racional
De abelhas nativas tá crescendo
Pois o homem já viu o potencial
Precisa preservar e está fazendo

Lá do mato a abelha vem num toco
Pra poder ser transferido para a caixa
Mesmo o mel produzido ali é pouco
De meio litro a um litro, é nessa faixa

Pra transferir as abelhas para a caixa
Você tem que ter muito cuidado
Pois os discos de cria que se encaixa
Não devem ser por você machucado

Uma vez a transferência já completa
Faça um reforço alimentar
Pois o sucesso é sua meta
E é isso que você vai alcançar

Quando a colônia estiver bastante forte
É a hora de fazer a divisão
E se você tiver cuidado e sorte
Só irá aumentar a criação

Pra retirar o mel tenha cuidado
Uma seringa é bom você usar
Higiene sempre é recomendado
Pra que o mel não venha a fermentar

Esse alimento é fonte de energia
Conhecido por ser medicinal
É por isso que todo mundo deveria
Consumir esse néctar natural

Amigo, preserve a natureza
Não destrua o seu meio-ambiente
Pois isso é sua maior riqueza
Aprenda a preservar daqui pra frente

Aveloz, marmeleiro e catingueira
Fazem parte da paisagem do sertão
Umburana, umbuzeiro e quixabeira
O pereiro, juazeiro e o pinhão

A meliponicultura tem ajudado
Na preservação ambiental
Pois o meliponicultor tem evitado
De cortar a mata natural

Criem abelhas, faz bem pra todos nós
É o que eu sempre vou dizer
Mesmo que eu seja uma só voz
É isso que eu sempre irei fazer

Me desculpe se a rima não prestou
Mas foi feita com muita dedicação
Atendendo a um pedido hoje estou
Dando uma de poeta do Sertão

Meu amigo Joaquim, aquele abraço
Muita sorte na sua criação
Por aqui vou seguindo passo-a-passo
Esse ofício que escolhi por profissão

Um abraço.

Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

6 comentários:

Alien disse...

Caro amigo Paulo Romero,
Você deixou-me sem palavras, acredite que não estava mesmo à espera... que Surpresa!!!
...e para quem não se achava poeta!!! Saiu uma poesia EXCELENTE.
Muito obrigado e muitos parabéns.
Eu só lamento não conseguir retribuir-lhe com algo à altura, pois a minha "veia poética" é um autêntico desastre...
Gostei tanto da surpresa que resolvi fazer do seu comentário um post na página principal.
Muito obrigado mais uma vez,
Um grande abraço
Joaquim Pifano

Meliponário do Sertão disse...

Mais rapaz, que bela poesia meu caro amigo Paulo Romero, O nosso amigo Pífano é um grande camarada, gosta demais das abelhas sem ferrão, pena não morar mais próximo para praticar conosco o manejo com as nossas amadas Jandaíras.

att,

Kalhil
www.meliponariodosertao.blogspot.com
Mossoró-RN

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Kalhil,
Obrigado.Realmente,é uma pena o grande Joaquim,não morar por aqui.
Ele está cada vez mais Brasileiro e amante da meliponicultura.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa-PB

montedomel disse...

Paulo e Kalhil,

Vocês não brinquem com coisas sérias, não queiram ser a "gota de água" que me vai fazer
comprar um bilhete só de ida, para ficar por aí... rsrsrsr
Olhem que não é preciso insistir muito...

Grande abraço

JPifano

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Joaquim,
com certeza,você seria muito bem vindo.E iria gostar muito dessa terra,que sabe reconhecer os grandes homens.
Um abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá amigo, obrigado pela visita ao meu blog e realmente o seu blog é muito show, legal mesmo, muitas informações e achei muito interessante a poesia que vc postou. No mais um abraço e sempre virei visitar o seu blog quando me sobrar um tempinho. e deixo o endereço do meu blog para quem quiser visitá-lo http://jandaira.blogspot.com/