sábado, 19 de setembro de 2009

A caatinga nordestina;meu berço!


Eu sou Paulo Romero;nasci e me criei na zona rural do município de São João do cariri,interior do estado da Paraíba.
Como todo menino criado em sítio,eu sempre fui muito apegado à natureza,aos animais, as plantas,aos riachos,a tudo ao meu redor.

Não conto as vezes que,ao andar pelo mato,atrás dos animais,para ajudar meu pai na luta diária;achava ninho de abelhas de pequeno porte ,chamadas por nós de mosquitos(plebeia sp);com um mel delicioso.

Claro que eu também achava cupira(partamona seridoensis),que usa um cupinzeiro como ninho;tubiba(trigona sp) que faz seu ninho em ocos,principalmente de catingueira.Dentre tantas outras espécies, mandurí/rajada(melipona sp),canudo(scaptotrigona sp),breu(melipona sp),mandaçai(melipona mandacaia),jandaíra(melipona subnitida)que nós chamamos de uruçu,moça branca(frieseomellita sp),etc.

Essas abelhas eram "caçadas "de forma indiscriminada,para tirar o mel,e também tinham os seus ninhos destruídos todas as vezes que alguém ía tirar madeira ,para cerca,lenha,limpar áreas para plantar alguma cultura diferente,por exemplo, palma forrajeira,etc.

Com o passar do tempo,essas abelhas foram ficando cada vez mais raras,mais difíceis de serem vistas.Por isso,eu mantenho algumas colônias em caixas racionais,á +ou - 15 anos,principalmente jandaíra,manduri/rajada, cupira e moça branca.

Eu mesmo estou construindo algumas caixas para abelhas, também estou lendo muito a respeito do assunto além de já ter um certo conhecimento adquirido ao longo do tempo,lidando com as abelhas na natureza.Meu principal interesse ao construir esse blog é trocar informações com pessoas que,como eu,são apaixonados por essas abelhas.

Para construir esse blog,eu tive a ajuda indispensável do meu sobrinho Lucas,pois eu não tinha muita intimidade com a Internet,e se não fosse ele ,seria mais difícil ainda.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

A vida dura,no semiárido paraibano.


Foto tirada por Paulo Romero,em São João do Cariri,PB.em Outubro de 2009)Época da seca.

No semiárido nordestino,a dificuldade de se conseguir renda para sobreviver,é um dos maiores responsáveis pela destruição do meio ambiente.

Principalmente nos anos de seca,os pais e mães de família são "obrigados"a tirar da natureza os poucos recursos que ainda restam,tentando conseguir algum dinheiro para amenizar à fome de seus filhos.
Eles cortam as matas,para fazerem carvão(para ser vendido nas pequenas cidades),caçam os animais silvestres para se alimentarem e também para venderem como animais de estimação.

Com esse tipo de comportamento,muitas plantas e animais estão em crescente processo de extinção.Em são João do cariri (minha região),muitos animais já se encontram quase extintos ,por exemplo aves como:canário da terra,rolinha cascavel,papagaios,pintassilgo,asa branca;mamíferos como:tatu peba,tatu verdadeiro,tamanduá,gato pintado,mocó,lobo guará;entre tantos outros,são raríssimos de serem vistos.

Assim como os animais já citados,as abelhas nativas também estão cada vez mais raras na natureza.É ´cada vez mais difícil encontrar moça branca,manduri,tubiba,jandaira,canudo,mosquito,breu;etc.Devido ,principalmente a destruição das matas nativas,fazendo com que as abelhas nativas,dessa região estejam em adiantado estado de extinção.

Por isso,é muito importante a criação racional dessas abelhas,para preservar-mos as espécies,e conhecermos mais profundamente,seus hábitos e costumes.

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.