sábado, 3 de outubro de 2009

Caixas racionais para abelhas nativas.


Amigos.

Uma boa alternativa,para conseguir as suas caixas racionais,é você mesmo constri-las.

Para isso vocês devem ter alguns cuidados indispensáveis:escolha bem o tipo de madeira,de preferência que não tenha cheiro forte,pois isso não vai agradar as abelhas,elas se comunicam ,no interior da caixa usando o feromônio(Odor característico)e o cheiro forte da madeira vai deixa-las confusas e/ou irritadas.

Escolha uma madeira que não seja susceptível ao ataque de cupins e que esteja bem seca.

Uma boa opção de madeira,é o louro canela,pois essa é uma madeira de ótima qualidade,garantindo uma vida útil bem longa,para as suas caixas racionais.

A caixa deve ser pintada por fora para,prolongar a sua vida útil
.Outra coisa importante:se você não possuir os equipamentos básicos para trabalhar com madeira;mande alguém que trabalhe com madeira,serrar as tábuas para que fiquem todas bem aplainadas,sem desigualdades e no "esquadro",pois na hora da montagem não vão existir brechas, fazendo  as abelhas se sintam seguras.
Algumas vezes,você se vê obrigado a construir as suas próprias caixas ,pois ,o mercado local não lhe oferece opções de modelos para à sua necessidade.

Lembre-se que cada abelha tem as suas particularidades,portanto ,prestem atenção no melhor modelo para cada tipo de abelha.

As primeiras construções podem parecer complicadas;mas depois de praticar,você vai se aperfeiçoando.

Na internet,existem os mais variados modelos e medidas.As mais utilizadas são as caixas modelo FO/INPA.;que foi aperfeiçoada pelo amigo e estudioso das abelhas nativas,Fernando Oliveira.


Aqui estão alguns exemplos de caixas,para as abelhas nativas.

















OBS.:É recomendado usar tábuas de no mínimo três centímetros de diâmetro,nas regiões frias do país,para garantir um bom conforto térmico,para as abelhas.
Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.