sábado, 14 de agosto de 2010

Abelhas nativas,e as cidades.

No último domingo,dia 8 de agosto,eu trouxe duas jandaíras do cariri,pra João Pessoa...

Essas duas caixas,foram divisões que eu fiz e que aproveitei para trazê-las pra cá,afim de acompanhar melhor seu desenvolvimento.

Como eu já havia trazido duas jandaíras e uma cupira,hoje meu meliponário urbano conta com cinco caixas...



Lendo relatos, do amigo Kalhil(do meliponário do sertão),...um dos maiores problemas para se criar abelhas nativas nas cidades,é sem dúvidas o “fumacê”(carro que passa soprando veneno,para tentar matar o mosquito da dengue,mas na realidade,mata todos os insetos que encontra pelo caminho)...E esse ano,infelizmente,esse carro está passando rotineiramente por aqui,...o que tem me deixado bastante apreensivo...

Algumas vezes,o “fumaçê” passa à noite,...menos mal,pois as abelhas estão dentro das caixas,e podem se proteger...mas,já houve dias que “ele”passou à tarde,enquanto as campeiras estavam em plena atividade...e isso é um desastre,sem igual...,pois com certeza,a colônia perde um bom número de campeiras,...que são as que alimentam toda a colônia...

Por enquanto,eu ainda estou conseguindo administrar as perdas,... mas não sei se isso vai piorar,só com o acompanhamento é que saberei...

Eu estou alimentando as abelhas,e fornecendo cera,para facilitar a vida delas...,pelo menos, até que elas estejam completamente adaptadas ao litoral paraibano...

Mesmo com o inconveniente do “veneno”,eu pretendo trazer mais algumas caixas para cá,pois aqui posso acompanhar tudo,bem de perto...e com certeza aprender sobre as abelhas nativas...,coisa que só se consegue,acompanhando o desenvolvimento diário delas...,e lá no cariri fica difícil,devido à distância...

Pra minha surpresa,a cupira(partamona seridoensis)está indo muito bem por aqui...,apesar de ser nativa do semiárido nordestino,está conseguindo se adaptar por estas bandas...



Em breve trarei as moças brancas,e acho que elas se darão bem,pois são bem fortes...

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB

8 comentários:

Unknown disse...

Oi Paulo,

Boa tarde!

...Preciso te conhecer...pois parece que somos muito parecedos (com uma diferença+ sou uma senhora de 51 anos=avó do Pietro=da familia Carneiro=Riacho dos Cavolos=Jericó=Catolé do Rocha), mas o sentimento de luta pelo Planeta é o que nos faz iguais em Gênero! Importantissima a sua atitude de colocar um pedaçinho da natureza perto de vc. Eu, sou neta de meliponicultor e estou me preparando para criar o meu cntinho: "Um sitiozinhoCom: uma vaca, uma ovelha,um cachorro,un cavalo e muitas Meliponas e Trigonas!" Preciso tratar desse assunto com vc pois, alem de ser naturalista eu sou pesquisadora, professora em Alagoas e Zootecnista na UFCG...e estou descidida em formar o grupo de Produtores de abelhas indigenas urbano/orquidófilos. Essa tem sido a minha paixxão.
Peço sua permissão para via seu blog atingir mais pessoas, pois a naatureza grita: AS QUIMADAS,AS DERRUBADAS DE ÁRVORES, A FALTA DE CHUVA, A FALTA DE ABELHAS...DE INSETOS=DESEQUILIBIO TERRESTRE+DESEQUILIBRIO NATUREZA HUMANA! o QUAE TEREMOS PARA OS NOSSOS BISNETOS?

vC É IMPORTANTE!

Anônimo disse...

Vc é otimo , seu blog chegou na hora certa!


Carmem

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Minha querida Maria do Carmo,

eu fiquei muito emocionado ao ler seu comentário(chamei minha filha,para compartilhar essa emoção comigo),pois eu sou um sonhador,apaixonado pela natureza(especialmente a nossa caatinga)e amante das abelhas nativas...

Pra mim,uma das grandes alegrias,é quando encontro alguém que também,tem essa mesma paixão...

Com certeza,vamos nos encontrar...para falar de um dos meus assuntos preferidos(as abelhas nativas).

Grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

Anônimo disse...

Que legal mano!

Eudes Jr. Stockler - Blog

montedomel disse...

Olá Paulo Romero,

estou de facto impressionado com a falta de sensibilidade das autoridades sanitárias para com as vossas abelhas.
A saúde publica é mesmo a prioridade das prioridades, mas deve haver decerto outras formas de controlar o dito mosquito, sem o uso de químicos tóxicos.
Se se continuarem a ignorar os sinais das alterações climáticas qualquer dia o "fumacê" passará a transportar e a pulverizar pesticidas para matar muito mais coisas...

Um abraço Paulo
e parabéns pelo seu trabalho

Joaquim Pifano

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Joaquim,
obrigado pela força...,realmente,por aqui,as coisas são bem complicadas.
O mosquito da dengue,com certeza poderia ser controlado através de outros métodos,menos nocivos ao meio ambiente.
Mas o que falta é compromisso das nossas autoridades com o nosso planeta...

Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

Fran disse...

olá Paulo Romero

existe algum cuidado em especial para a criação de Moça Branca, um amigo me perguntou sobre a possibilidade de cria las em caia racional

apesar de saber que elas estão quase extintas na natureza . . . só vale a pena captura la se a criação racional for garantir a sua multiplicação

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Olá Fran,

esse é o principal motivo da minha criação racional de asf,preservar as espécies da ação destruidora dos meleiros...
A moça branca é uma abelha,muito trabalhadora e boa para a criação racional,pois é bastante mansa e ,portanto pode ser criada sem qualquer problema,onde tem criancas...,enfim,os cuidados são basicamente os mesmos para todas as espécies,mas como vc mesmo disse o bom é tentar deixá-las na natureza.
Se não for possível mantê-las em seu ambiente natural,elas poderão ser criadas em caixas racionais sem maiores problemas...

Vale apena lembrar,que nunca se derruba uma árvore para se tirar uma abelha,pois se assim fizérmos,estaremos destruindo as moradas naturais das abelhas e trazendo um prejuízo irreparável,para todo o planeta.

Só se retira uma espécie de abelha de uma árvore,se seu ninho for em um galho,sem danificar o tronco...

Um abraço.
Paulo Romero.