segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Visita à criadores de uruçu. nordestina.


Nada melhor que passar o final de semana em meio as abelhas nativas,e,obviamente batendo um bom papo com os amigos meliponicultores.

No dia 13,do mês passado,eu fui visitar,e conhecer,mais um meliponicultor(o Léo Pinho,criador de uruçu,em Igarassu,PE)

O meu amigo Tadeu Leite,sempre me falava que nós precisávamos visitar outros meliponicultores,para trocar experiências e conhecer novas técnicas de criação.

Após uma conversa,eu entrei em contato com o Léo,querendo saber da possibilidade de nós írmos conhecer seu meliponário...,pra surpresa minha,pois estava muito "em cima da hora",...ele me disse que seria um prazer,e que só dependia de nós,o dia e a hora...,já marcamos para o outro dia.

Ao comentar com meu sobrinho(Lucas),ele me disse da vontade de também ir comigo,nessa viagem.

Saimos no sábado de manhã,eu,Lucas e Tadeu,com destino à Igarassu.

Léu,me passou todas as informações necessárias para chegármos a sua chácara...,ele me passou um verdadeiro mapa,rsrs.

Como a chácara de Léo ficava próxima a de Chagas(na realidade,um pouco depois),resolvemos fazer uma visita ao mestre das uruçus nordestinas(melípona scutellaris).

Chegamos ao restaurante,que fica próximo ao seu meliponário,e Tadeu perguntou se Chagas estava por ali,ou se estava na serra do araripe(PE),onde tem uma propreidade rural e se dedica as pesquisas com uma espécie de abelha muito rara(a uruçu da terra)...,pra surpresa nossa,o rapaz do restaurante nos disse que Chagas estava em seu meliponário,que fica por trás do restaurante.

Nos encontramos com um funcionário e amigo do Chagas,e ele nos recebeu muito bem,afinal Tadeu adquiriu suas colônias matrizes do Próprio Chagas,e por isso,sempre fazia visitas,até tornár-se amigo das pessoas dali.

O rapaz,nos levou até o meliponário,onde encontramos Chagas e outro funcionário prontos para fazer algumas divisões.

Uma coisa que me chamou atenção,foi a simplicidade de Chagas e a alegria,que nos
recebeu,após Tadeu apresentar à mim e à meu sobrinho,o mestre quis saber das minhas experiências com abelhas nativas,então lhe falei das jandaíras,cupiras,moças brancas,urucus...,ele me incentivou a continuar com minha criação...,inclusive aumentando o número de caixas...,mas ele deu atenção especial à meu sobrinho,pois disse que só assim,com novos meliponicultores,poderemos garantir o futuro das abelhas nativas.

E assim,meu sobrinho teve o privilégio de receber uma aula particular do maior criador de uruçu nordestina(melipona scutellaris),e um dos mais respeitados meliponicultores do Brasil,Francisco das Chagas.


Um dos meliponários de Chagas(Igarassú,PE).

Realmente, é impressionante a simplicidade e a forma apaixonada como o Chagas fala das abelhas nativas,que sirva de exemplo para a nova geração de meliponicultores.


Eu,de chapéu e Chagas.

Passamos uma boa parte da manhã,na companhia prazeirosa do Chagas...,mas nos despidimos e continuamos nossa viagem,até a chácara do Léo.

Após alguns minutos,chegamos à belíssima chácara do Léo,(como demoramos lá em Chagas,Léo já estava pensando nós teríamos nos perdido).

Fomos recebidos de forma calorosa,pelo Léo e por sua mãe...,e já fomos olhar algumas abelhas que estavam próximas da casa..,uma jandaíra e uma mandaçaia,que ele recebeu de presente de um amigo...,além de um mosquito(plebeia).

Léo nos chamou para conhecer seu meliponário,que fica em meio a uma mata muito preservada e linda...,fomos caminhando por entre árvores de médio e grande porte...,e comentando que naquela mata,ele terá muito sucesso na sua criação de uruçus...,o ambiente é fabuloso.


Meliponário de Léo.

Aproveitamos,que estávamos na meliponário e fizemos algumas revisões,fizemos perguntas uns aos outros,com relação ao manejo com as abelhas,alimentação,defesa contra os forídeos,tipos de caixas utilizadas e planos para o futuro da criação...,eu fiquei muito feliz em ver que Léo é um cara novo,mas com uma grande vontade de preservar a natureza ao seu redor,inclusive ,ele tem planos de comprar áreas vizinhas,só com a intenção de preservar a manter as áreas intocadas...,um belo exemplo.

Após algum tempo,no meliponário,o pai de Léo,foi nos encontrar,e voltamos para a casa de carro...,onde encontramos o irmão de Léo e algumas pessoas amigas da família.

Depois de um dia maravilhoso,fomos convidados para um almoço,com toda a família e amigos do Léo,ao lado de um rio,e com a natureza exuberante ao nosso redor,e com uma comida maravilhosa,preparada pela mãe do Léo.


Da esquerda,pra direita:Tadeu,o pai de Léo,a mãe,Léo e eu de chapéu..,Lucas não está na foto,porque era o fotógrafo,rsrs.

Eu já fiz algumas visitas à meliponicultores,mas essa foi especial,pois,conheci Chagas e Léo...,um é o maior especialista em uruçu nordestina,da atualidade e o outro,representa o futuro dessa criação...,e porque não,o futuro da meliponicultura nacional.


Um abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

15 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Abelhas do Sabugi - PB disse...

olá meu amigo!

Mas rpz que maravilha ein? obg por compartilhar conosco a sua viagem meliponica rs ...
Fique com Deus e boa sorte!

Att:
Isaac Soares de Medeiros

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Isaac,realmente essa foi uma ótima viagem,mas espero em breve conhecer novos meliponicultores,e ir aumentando essa rede de amizades...

Grande abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá amigo, tudo bom? Olha, essa postagem foi uma das melhores que vc já fez. Já vi o senhor Chagas em uma site de pesquisadores da USP que visitaram meliponários pelo NE, e isso já faz uns anos, mas pelo que podemos ver o Senhor Chagas continua firme e forte e dando exemplo.
Quanto à Uruçu, é realmente uma das mais bonitas melíponas, talvez juntamente com a mandaçaia uma das que mais produzem mel em termos de quantidade, e o mel é conhecido e cantado em verso e prosa. Mas é uma abelha de típica de Mata Atlântica, e por isso comum na Zona da Mata. E até hoje me arrependo de não ter aceitado um convite em 2006 de percorrer a zona da mata desde o Rio Grande do Norte, mesmo sabendo que em termos de mata mesmo só existe em alguns pontos, pois a cultura da cana-de-açúcar vem desde à colonização e a devastação foi inevitável. Mas foi muito bom ver essas imagens que vc postou,mostrando meliponários bem construídos e organizados. Uma abraço. Fco. Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,realmente tudo que você falou eu concordo,e nós temos que lutar para defender nosso pedaço de chão,da ganância humana...,mesmo de forma modesta eu estou tentando fazer a minha parte...

Grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

Felipe Tirelli Manara disse...

Amigo Paulo...
que beleza eim...
maravilha de postagem!


Um abraço

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Olá amigo Felipe,
obrigado pelas palavras...,realmente essa foi uma ótima viagem...

Paulo Romero.

Leo Pinho disse...

Paulo, só fui ver a sua postagem hoje, sete dias depois. rsrs

Fui muito boa a troca de experiências. Precisamos marcar para nos encontrarmos mais. Gostei muito da sua visita e de Tadeu Leite. Todos dois muito simpáticos.

Forte abraço e espero nos vermos em breve.
Leo Pinho
http://www.granjapousoalegre.com.br

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Léo..,
com certeza vamos nos encontrar novamente...
Nós também adoramos a visita e a recepção...muito agradavel.

Abração.
Paulo Romero.

Paulo Romero de Farias Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
montedomel disse...

Essas visitas são mesmo diversão a valer, isso sim vale a pena!!!

FELIZ NATAL e BOM ANO de 2011
são os votos do "montedomel"

abraços
Joaquim Pifano

Anônimo disse...

Na próxima eu quero ir junto com vocês, rss.
òtima postagem. Conheço o Chagas e afirmo com o maior prazer que é uma apaixonado defensor das abelhas nativas, em especial a Uruçu. Pra mim é uma figura que merece todo o nosso reconhecimento.

att,

Kalhil
www.meliponariodosertao.com

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Kalhil,
pra nós seria um grande prazer,ter vc conosco nessa visita...principalmente,porque seria uma grande troca de experiências,de conhecimentos e para mim,um aprendizado...

Abraços.
Paulo Romero.

Simplesmente Sônia Maria disse...

OI pAULO ROMERO, PARABÉNS PELO BLOG. OBRIGADA POR COMENTAR O BLOG QUE TENTO REPASSAR MUITOS ASSUNTOS. Nasci em Campina Grande, mas fui criada em Alagoas. Quano me formei em Enfermagem, há muitos anos mesmo, meu segundo emprego foi em Patos na Paraíba- como esquecer o cenário do sertão, o luar do sertão.Trabalhie na área de Saúde Pública, eu mais duas amigas fomos as priomeiras Enfermeiras formadas do Serão, 2 delas paraibanas: Maria Jose Cariri e Socoro Belmont. Já sou avó...Depois morei em Petrolina depois ja casada com filhos.. Todos cenários mostrados no seu Blog lebram minhas viagens a Catolé do Rocha, Souza e mais de 30 muncipios...Parvés pelo seu Blgo coltado a preservação da Natureza em especial as abelhas. Uma boa-tarde, Conheci Campina Grande, quando já morava em Petrolina..Tenho amigos por lá. Um abraço Sõnia muncipios.Pombal... Vou acomphanr seu Blgo e naturalmente esatrei colocando algo especial no meu. Obrigada SÔNIA

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Minha querida Sônia,
muito obrigado pelas palavras,e pelo belo relato,adorei seu blog e suas experiências de vida,por esse sertão afora...

Grande abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.