sábado, 2 de abril de 2011

Uruçu nordestina/uruçu verdadeira(Melipona scutellaris).

Amigos!


A uruçu nordestina (melípona scutellaris) é endêmica do nordeste brasileiro;ocorre na zona da mata dos estados de Alagoas,Bahia,Ceará, Pernambuco,Paraíba,Rio Grande do Norte e Sergipe.

Dentre as abelhas nativas,criadas no Brasil;com certeza a uruçu nordestina é uma das mais importantes e produtivas,economicamente falando( se ela for bem manejada,pode concorrer e vencer as ápis,pois tem um mel muito valorizado).Além de ser muito bonita.




Em 2010,eu tive o prazer de ir em Igaraçu(PE),conheçer o sr.Franciso das Chagas,considerado o maior criador dessa espécie de abelha no Brasil.Apesar de ostentar esse título,Chagas é muito simples,amigo e incentivador dos novos meliponicultores.


As uruçus são ótimas produtoras de mel,e esse é o mel mais valorizado do país,alcançando um preço médio de R$150,00 o litro e ainda existe mercado,pois a procura por esse mel é crescente.

Apesar de ser nativa do nordeste brasileiro,ela é criada em quase todas as regiões do país,e tem se adaptado bem a diferentes climas,pois é bem rústica e tem uma boa adaptação a diferentes ambientes.

As uruçus são criadas basicamente em dois modelos de caixas:a caixa FO/INPA e a caixa nordestina(horizontal).




São abelhas de fácil manejo,(apesar de serem bem defensivas)e se adaptaram muito bem as criações racionais,onde produzem em média três litros de mel por caixa/ano;é claro que a produtividade vai variar de acordo com o manejo e com as floradas existentes na região.





Assim,como acontece com a maioria das abelhas nativas,quem tem contato com a uruçu nordestina,se apaixona logo de cara.

Apesar de ter um preço médio alto:em torno de R$400,00 a família.Ela desperta cada vez mais o interesse dos meliponicultores e amantes das abelhas nativas,sendo considerada por muitos "a melhor abelha nativa brasileira".


É claro,que eu também estou no meio desses apaixonados por elas.

E espero continuar com as minhas queridas jandaíras,(lá no cariri)e com as uruçus aqui em João Pessoa,aumentando aos poucos a quantidade de exemplares.

Já existem algumas experiências com a uruçu nordestina no semiárido,embora os grandes estudiosos do assunto digam que isso é impossível,mas...(eu mesmo,já faço à algum tempo,e me surpreendo com os bons resultados)posso dizer que essa será mais uma barreira geográfica quebrada pela uruçu nordestina;que como todo nordestino,é antes de tudo forte.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

8 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza amigo, das meliponas a Uruçu talvez seja uma das mais bonitas, já tendo o seu mel cantado em verso e prosa. E realmente ela é muito produtiva, mas creio que ela apenas se dê bem em ambientes úmidos como o verificado nas florestas atlânticas. Um abraço. Fco. Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,
com certeza essa abelha é especial.
Também acho que ela,não resistiria a todas as regiões brasileiras.

Abraço.
Paulo Romero.

Meliponário do Sertão disse...

Prezado amigo,

Belas fotos, a uruçu é na minha opinião uma das abelhas nordestinas de melhor adaptação no Brasil, há relatos de sua criação em vários Estados, fora que pelo tamanho e produtividade é capaz de concorrer seriamente com qualquer enxame de apis melifera.

att,

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Klhil,

valeu pelo comentário,sem dúvidas a uruçu nordestina é excepcional.

Abraço.
Paulo Romero.

José Pedro de Oliveira disse...

Caro colega Paulo,das ``ASF``na minha opinião è a mais bonita. Sou apicultor algum tempo,a mais ou menos um ano comecei um criatorozinho, estou satisfeito e aprendendo cada dia mais. Conto com a ajuda de todos voces, meliponicultores. Abraços!

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo José Pedro,

obrigado pela visita e pelo comentário.
Com certeza as abelhas nativas,nos dão muito prazer e podem se transformar em um bom negócio...

Abraço.
Paulo Romero.

Josué Balbino Alves disse...

boa noite, gostaria de ter uma criação de abelha uruçu, gostaria de saber como adiquirir, pois moro em pernambuco mais preciso em olinda, gostaria de ajuda muito obrigado.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Josué!!!

Seria bom vc me mandar o seu email,pois eu poderei te passar te passar todas as informações necessárias.

Meu email: paulo_farias1973@hotmail.com
Aguardo contato.
Paulo Romero.