domingo, 15 de maio de 2011

Meliponicultura,"o negócio" do futuro.

Amigos!

Há pouco tempo atrás,dificilmente você encontrava sites e blogs,falando sobre abelhas nativas,mas hoje existem inúmeros meliponicultores,que divulgam suas atividades,comercializam,postam fotos,ensinam novidades no manejo das abelhas sem ferrão,enfim esse assunto está a cada dia mais presente na internet.

Existe até uma “disputa”,para ver quem faz a melhor postagem,quem posta a melhor foto,quem cria alguma técnica de manejo,quem mantém seu blog/site atualizado,etc.

Essa disputa,não é aquela disputa em que você quer derrubar seu adversário,mas sim superar seus próprios limites,fazendo postagens mais elaboradas e completas.

No meu caso,eu fico de fora dessa disputa,pois mantenho meu blog,apenas para falar de minhas paixões:As abelhas nativas e a caatinga e faço isso,com a maior simplicidade,aliás,como todo “matuto”;mas acho essa "disputa" muito importante para têr-mos informações com qualidade.


Eu considero esse novo momento,de surgimento de blogs e sites,voltados para o tema:abelhas nativas/abelhas sem ferrão/abelhas indígenas,muito bom,pois só assim podemos trocar experiências,conhecer novos,e velhos meliponicultores,desenvolver e disseminar a atividade em nosso país e trazer alguma contribuição,para o engrandecimento e a profissionalização dessa importante atividade.

Hoje,já existem vários congressos,exposições,feiras e encontros regionais,voltados para o tema “meliponicultura” e esses eventos só melhoram a qualidade e os conhecimentos dos meliponicultores.

A maioria dos estados brasileiros,já criaram associações de meliponicultores,e os estados que ainda não dispõem desse importante meio de desenvolvimento e organização da atividade,estão se organizando para criar.

Não resta dúvidas que,a meliponicultura é uma atividade de futuro,pois consegue aliar,um bom negócio,ajudando a manter o homem no campo,com a proteção da natureza;ou seja é uma das poucas atividades sustentáveis...,desde que praticada de forma racional e com os cuidados e técnicas,necessários para o bom desempenho de toda a cadeia produtiva.

Independente do tamanho de sua criação,o que realmente importa é a forma como você conduz suas colônias,tendo sempre o maior respeito e cuidado,para que as abelhas se sintam realmente protegidas e amadas por todos nós,afinal esse é o nosso maior troféu.

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo. A sua reflexão tem fundamento. Porque além da divulgação sobre as asf servirem não somente para os criadores, serve também para os "leigos" no assunto, fazendo com que mais meliponicultores apareçam no horizonte, e também mais sites e blogs, e assim, mais divulgação.
As asf têm esse condão de não só terem em si um universo grandioso a ser contemplado, e descrito, debatido, conhecido, mas também a grandiosidade de remeter a outros pontos de vista sobre o mundo, pois traz, obrigatoriamente, o conhecimento em outras áreas do saber humano, principalmente a ecologia. Um abraço. E que mais blogs e sites sejam criados na Net. Fco. Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,

obrigado pelo comentário...,com certeza,quanto mais divulgação,as asf,tiverem,mas elas serão preservadas.

Abraço.

Anônimo disse...

Boa tarde! Paulo

Estive vendo o site do meliponário Bras e achei muito interessante a sua atuação. Parabéns por se preocupar pela sustentabilidade do planeta Terra. Eu também estou muito interessado em participar de ações que impliquem em melhorias para a sustentabilidade do planeta Terra e uma delas seria iniciar a criação de abelhas nativas sem ferrão em um sítio que tenho em Pindamonhangaba - Vale do Paraiba - São Paulo.Gostaria muito de receber orientações e dicas suas de como começar, e sobre qual a melhor forma de adquirir os primeiros enxames. Estive recentemente aí na Paraiba em João Pessoa no começo de Fevereiro de 2011, e achei muita linda e com muita atenção ao meio ambiente. Moro em São paulo - Capital, mas sou natural do sertão da Bahia, cidade de Livramento, próximo da Chapada Diamantina. Aguardo suas noticias e informações sobre tudo que se refira às abelhas nativas sem ferrão.
Um abraço do Antonio.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Antônio,

obrigado pela visista e pelas palavras.

Já te respondi por email,qualquer coisa estou a disposição.
Abraço.
Paulo Romero.

adelino ramos disse...

amigo Paulo obrigado por me deixar o contacto do sr. João dentro de dias irei contactálo.
um abraço.
Adelino Ramos
MELFONTENOVA

Jansen Brito disse...

Grande Paulo, sem dúvidas em um futuro próximo, pessoas como você serão referência na meliponicultura e na preservação do meio ambiente.
É preciso usar a tecnologia em defesa das abelhas nativas. O contato estreito com outros criadores através da internet, trará muitos beneficios para nossas abelhas.
Abração.

Jansen.
Meliponário Brito.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Meu amigo Jansen,

obrigado pelas palavras,realmente temos que usar a tecnoloigia a favor das asf e da preservação da natureza,pois só assim valerá a pena...

Abraço.
Paulo Romero