sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aroeira da praia.




A aroeira da praia(schinus terebinthifolius),também  conhecida por aroeira pimenteira,é uma árvore de médio porte,podendo alcançar de 5 á 9 metros de altura.
É encontrada por quase todo o litoral brasileiro,e também por diversos estados,fora da área do litoral.



Ela é uma planta muito utilizada para arborização das cidades,principalmente aqui no nordeste onde,devido ao sol forte,ela tem um crescimento rápido;por esse motivo,também é bastante utilizada em áreas de reflorestamentos.

Essa árvore é considerada uma planta medicinal,por possuir propriedades cicatrizantes e adstringentes.



É uma árvore muito importante para quem cria abelhas,pois suas pequenas flores são altamente atrativas para as abelhas,que além do néctar e pólen,retirados das flores,também encontram(no caule),uma resina muito atrativa,perfumada e muito utilizada na mistura com cera,(formando o cerume)essa resina,também é utilizada para vedar frestas nas caixas.





Pode ser multiplicada por sementes e por estacas,o que facilita muito a sua propagação.

O néctar dessa planta produz um mel de ótima qualidade. 


Eu estou sempre plantando mudas,por toda a vizinhança,nas praças e terrenos baldios,pois sei da festa que minhas abelhas fazem ao encontrarem uma aroeira da praia florida;e com certeza a nossa natureza agradece.



Abraço.
Paulo Braz.
Meliponário Braz.


12 comentários:

Anônimo disse...

Olá Paulo!

Obrigado pelas belas palavras! O intuito do blog Na Beirada é realmente tentar contribuir com a discussão das questões ambientais através de uma visão menos conservadora.
Adorei as fotos divulgadas em seu blog também. O Cariri Paraibano já está na lista dos próximos lugares a ser conhecidos nesse brasilzão.

Abraços!

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Obrigado,amigo pela visita e pelo comentário...

Abração.
Paulo Braz.

João Paulo Evangelista disse...

Meu caro Paulo Romero,

Muito importante seu trabalho, iniciativas como essa contribuem significativamente para a recuperação de nosso meio ambiente.

Um abraço,

João Paulo

Meliponário Campos Verdes

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo João Paulo,
obrigado pelas palavras,sempre de incentivo...

Pequenas iniciativas,ajudam e servem de exemplo,para as outras pessoas...

Abraço.
Paulo Braz.

sergio disse...

muito bom apartir de hoje já olhar pra essa planta com outros olhos e até procurar inplantar mudas no meu quital, mas mudando de assunto tenho um pequeno meliponario a um ano e meio na maisa zona rural de mossoró,tenho 7 jandairas, 2 moça branca e ho je trouxe um cupim com cupira, gostaria de saber se é melhor transferi-la para caixa ou deixa-la mesmo no cupim. obrigado.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Sérgio,
obrigado pela visita.

No caso da cupira,vc pode deixá-la no cupinzeiro,principalmente se não tiver experiência com elas,pois poderá perder essa colônia...

Qualquer coisa,pode me mandar um email,que ajudo no que for possível.

Abraço.
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Caro amigo paulo Braz,

como deu pra perceber sou marinheiro de primeira viagem mas já tenho algumas abelha mais tenho duvida e de que espesse ela são e como proceder quando for dividi-las...

você pode da uma olhada no meu blogger tem uma foto delas aqui em Itapipoca-CE o nome popular e canudo ou cortiço...

Anastácio.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Anastácio,

a abelha em questão é sim chamada de canudo(Scaptotrigona sp)e é bem defensiva e produtiva...

Quanto ao processo de divisão,vc sabe que elas são trigonas,portanto para dividi-las vc precisará encontrar uma realeira,que dará origem à nova rainha,caso contrário,sua divisão não terá
sucesso.

Qualquer coisa,pode passar email,que te respondo...
Abraço
Paulo Romero.

Anônimo disse...

Olá amigo. É bem interessante essa matéria que o amigo está a nos colocar, pois mostra que a flora brasileira dispõe de espécies como a Aroeira, que é excelente para as ASF, e com certeza deve-se estimular o plantio da mesma com a finalidade de proporcionar um pasto nectarífero para as ASF. Acho que todo meliponicultor deve tentar fornecer o melhor campo nectarífero às ASF, somando à natureza em volta, com a observação de plantas que são apreciadas por parte da ASF. E todo meliponicultor se torna, inevitavelmente, um ambientalista. Um abraço. Fco Mello

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Francisco,

realmente o que o amigo fala,é uma verdade...o meliponicultor responsável(e não os meleiros)é sem dúvidas um defensor de toda à natureza ...

Abraço.
Paulo Braz.

Anônimo disse...

Parabéns,Paulo,

pela página múltipla e, também, voltada para a causa ambiental.

Um abraço.

Cláudio/Sete Lagoas-MG

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Cláudio,

obrigado pela visita e pelo comentário...

Abração.
Paulo Romero.