segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A meliponicultura na Paraíba.

Amigos!


Nesse último final de semana(11/12/20011),a convite de meu amigo Moacir;eu e mais alguns amigos "novos meliponicultores",nos reunimos para uma visita à um meliponário,na zona rural de João Pessoa.


Em nosso grupo,haviam mulheres,que se mostraram,muito interessadas em aprender e desvendar os segredos desses maravilhosos seres.



O dono do meliponário é o meliponicultor Bakke,que tem uma bela área de mata,onde cria uruçu nordestina,moça branca,jataí e mosquito.
O seu foco principal,é a uruçu nordestina.


As pessoas que compareceram ao nosso encontro;participaram de um curso de meliponicultura recentemente,e a grande maioria não tinha nenhuma experiência com as abelhas nativas(apesar de terem ganhado,cada uma;uma colônia de uruçu,ao término do curso) e aproveitaram a ocasião para tirarem muitas dúvidas,sobre o manejo racional das colônias.





Foi um domingo muito proveitoso,pois além da troca de experiências,fizemos alguns manejos:revisões,alimentação e divisão.



Depois desse primeiro encontro;iremos realizar mensalmente um novo encontro e em breve fundaremos a AME-PB,(Associação dos meliponicultores do estado da Paraíba).


Nossa próxima reunião será em janeiro,e já iremos debater a ideia da criação da associação.



Em nosso grupo,já contamos com um dúzia de meliponicultores e esse número só tende a aumentar,após a criação da associação;pois existem muitos meliponicultores,que praticam sua atividade de forma isolada,e ainda sem muita técnica racional;com certeza eles passarão a fazer parte do nosso grupo.



Eu acredito muito no potencial da meliponicultura,e se as coisas continuarem nesse ritmo,dentro de poucos anos,a Paraíba terá uma participação mais expressiva na criação racional de abelhas nativas,em nosso país.


Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.
Postar um comentário