quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura.



Aconteceu nos dias 20,21 e 22 de novembro 2013,em Campina Grande,PB.o III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura e a III feira da cadeia Apícola.



Esse foi um ótimo congresso,onde durante as palestras e oficinas,foi discutido o futuro da nossa meliponicultura e novas técnicas de manejo,com as nossas abelhas nativas.

Eu pude rever alguns amigos meliponicultores e conhecer pessoalmente,outros amigos virtuais;como é o caso do Amigo e xará Paulo Menezes,Gesimar,meu amigo João Paulo,Jansen,Dr.Otaviano e Dr.Celso feitoza.


                                                              Eu e Paulo Menezes.

                                                               Eu e João Paulo.

Conversei e troquei ideias com esses amigos,sobre a criação das abelhas nativas,especialmente a Uruçu nordestina(Melípona scutellaris)e a jandaíra(Melípona subnitida),principais espécies criadas em nosso estado;e que apresentam em suas respectivas regiões de predominância(mata Atlântica e caatinga),ótimos resultados de produtividade e adaptação à criação racional.

Eu,Gesimar e Dr.Otaviano.


Apesar da feira só ter quase produtos apícolas,a meliponicultura foi representada e mostra bons indícios de fortalecimento e de organização em diversos estados do país!

Jansen,eu e João Paulo.


Em novembro,acontecerá em Belém(Pará)o congresso nacional;e mais uma vez estarei presente,revendo os amigos e trocando experiências com os meliponicultores da região norte do país.

Abraço!
Paulo Romero.
Meliponário Braz.