sábado, 4 de julho de 2015

Abelhas africanizadas e abelhas nativas.


Amigos!

Sempre me perguntam quais são as principais diferenças entre as nossas abelhas nativas e as abelhas africanizadas; e porque o mel das abelhas nativas apresenta um sabor diferente, marcante a encantador...?

Por isso resolvi fazer essa  postagem sobre esse tema importante.

As abelhas africanizadas (Abelhas com ferrão), como diz na descrição, apresentam o ferrão e, ao “picarem” ejetam a “apitoxina”(veneno das abelhas), que causa dor e inchaço local e em alguns casos pode levar a morte (Caso a pessoa tenha alergia à essa toxina,ou nos casos de serem crianças,idosos ou demais pessoas debilitadas).

Essas abelhas são boas produtoras de mel, pólen, própolis, geleia real e cera. São boas polinizadoras e visitam quase todas as flores; não apresentam seletividade, como acontece com as nossas abelhas nativas.


Esse é o principal motivo do sabor diferenciado do mel das abelhas nativas: Elas são muito seletivas e apresentam preferências florais, e essa preferência por determinadas flores, confere sabores e aromas únicos, aos méis produzidos por elas.


O mel produzido pelas abelhas nativas apresenta coloração, aroma e sabor que encanta e atrai cada vez mais, pessoas que buscam sabores exóticos e um produto considerado medicinal e requintado.

Mesmo entre as espécies de abelhas nativas, existem diferenças na cor, sabor e aroma dos méis, por elas produzidos.


Todas as espécies de abelhas devem ser preservadas, estudadas e protegidas, pois são os principais polinizadores das nossas matas e das culturas agrícolas. Além de produzirem alimentos(Mel e pólen) de ótima qualidade.


Abraço!
Paulo Romero.
Meliponário Braz.