sábado, 19 de maio de 2012

A maior seca da nossa história.



Amigos!

Infelizmente o ano de 2012,vai ficar marcado na história,como o ano em que houve a maior seca do semiárido brasileiro.

Já estamos na segunda quinzena de maio,e a nossa temporada de chuvas(que geralmente vai de janeiro á junho),já está se passando,sem que “elas” tenham chegado,e as previsões não indicam que vai haver mais chuvas esse ano.

Algumas pessoas,que não conhecem o nordeste,acham que o maior problema causado pela falta de chuvas,é a falta de alimentos para os seres humanos;mas essa não é a nossa realidade,pois as lavouras que são plantadas,por aqui,são na grande maioria,apenas de subsistência.

O maior problema da falta das chuvas,é a falta de alimento para os animais:bovinos,caprinos,ovinos e equinos.Esses animais,andam por entre a caatinga “seca” não encontram pastagens para se alimentarem e vão ficando cada vez mais fracos;não resistindo e muitos chegam á morrer.

Também,a criação de abelhas:Apicultura e Meliponicultura,tem sido muito prejudicada pela falta de "floradas",e consequentemente,a falta de alimentos para as abelhas.

Com a estiagem,os criadores de abelhas,estão sendo obrigados á fornecer alimentação artificial de subsistência,pois,do contrário eles perderão as suas colônias.No caso das africanizadas,elas enxameiam(abandonam suas colmeias,em busca de melhores condições de alimentação),já as abelhas nativas;como a rainha não voa,elas simplesmente ficam nas caixas,junto à rainha e esperam a morte chegar.

Essa frase é triste e chocante,mas é a realidade.Como não existem árvores floridas,as abelhas não encontrarão néctar e pólen(suas fontes de alimentação,energética e proteica).

Por isso,a alimentação artificial é indispensável,e deve ser fornecida de acordo com as necessidades da colônia;no mínimo uma vez por semana.
Eu,por exemplo,estou alimentando as minhas abelhas nativas,duas vezes na semana.Mas sempre faço revisões,para saber como elas estão respondendo á alimentação.

Existem alguns amigos meus,que já perderam algumas colônias de ápis e de abelhas nativas também,devido a seca.

Essa realidade,tem trazido enormes prejuízos para toda a região,pois a Apicultura/Meliponicultura são importantes fontes de geração de renda,principalmente para os pequenos produtores rurais.

É muito triste ver o meu semiárido,sendo tão castigado pela falta de chuvas,e saber que não existe nenhum plano sério de convivência com a seca.

As ações,que surgem,são paliativos e,na maioria das vezes,os recursos que são destinados para ajudar a população dessa região;são desviados para outros fins,e não chegam às mãos de quem realmente necessita.



Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

7 comentários:

Anônimo disse...

Amanda Paiva de Carvalho deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A maior seca da nossa história.":

Olá defensor da natureza!
Tenho acompanhado seu blog e percebi que o senhor realmente levanta a bandeira do meio ambiente e ainda mais a da cultura nordestina. Muito me alegra saber que ainda existem pessoas que prezam por esses valores que nossos pais passaram para nós.

Enquanto a seca, ela é realmente triste. Os noticiários nos mostram a situação deplorável que encontra-se o sertão nordestino. Mais deplorável ainda é a corrupção que ocorre. Como um município que decreta estado de calamidade organiza uma festa onde são gastos milhões? Isso cegou a ocorrer aqui no RN. Não dá pra entender as prioridades desses políticos!

Espero que Deus nos abençoe com chuva e que, não só as abelhas, mas todos os animais, possam sobreviver a essa fase passageira(assim esperamos).

Atenciosamente,

Amanda Paiva.
Blog: simplicidadepenochao.blogspot.com.br

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Querida Amanda,
obrigado pela visita e pelas palavras...
Realmente espero que o nosso povo seja mais respeitado e que as prioridades,sejam respeitadas...

Abraço.
Paulo Romero.

Lucio Pivoto disse...

Olá Paulo;
Quando viajo para o Nordeste à serviço ( Telecomunicações ), principalmente mais para o interior, vi exatamente esse cenário que você acaba de relatar. Esse nosso país é muito grande, tanto que os climas são divergentes incluindo os dialetos.
Que Deus abençõe todos nós, principalmente os da Região Nordeste, pois os politicos, como muitos dizem:
jamé pra situação.
Grande abraço e muito sucesso pra você.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Lúcio,

obrigado pela visita e pelo comentário...

Realmente a situação da seca,está insuportável,principalmente,porque as autoridades,nada fazem de concreto.

Abraço.
Paulo Romero.

Paulo Romero de Farias Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hermano Alves disse...

É ISSO QUE REALMENTE ACONTECE!
INFELIZMENTE A CADA DIA
A INDUSTRIA DA SECA PERMANECE.

PRA QUEM MORA NO SERTÃO
COMO QUEM ESTÁ FALANDO
VAI VIVER SÓ DE ANGUSTIAS
E TODO DIA LAMENTANDO.

TODO ANO É ASSIM
QUANDO CHEGA O VERÃO
AS PLANTAS PERDEM AS FOLHAS
PARA VIVER NO SERTÃO.

UM ABRAÇO:
HERMANO ALVES
POÇO VERDE - SERGIPE

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Meu amigo Hermano,
obrigado,por sua visita e por seu comentário...

Infelizmente,a seca me deixou,triste e desanimado.

Abraço.
Paulo Romero.